Bom dia!
27/07
 

Artigos

Voltar
Segunda-feira, 24 de julho de 2017 - 07h52m

Eventos > Cooperativismo

Fecoagro há 42 anos pregando a integração e a intercooperação





Por Ivan Ramos

Completar 42 anos de atuação, tentando unir interesses, superando divergências, e pregando o obvio dentro de um Sistema Cooperativo que avança em várias atividades, mas que pedala lentamente no principal objetivo que é integrar, tem sido a missão da Fecoagro nestes anos de existência.

Nesta terça feira (25), a Fecoagro completa 42 anos. Nesse período enfrentou diversos reveses que afetou o setor agropecuário e por consequência, às cooperativas associadas, mas conseguiu sobreviver ao ponto de ser considerada modelo de integração e intercooperação em nível nacional.

Como qualquer entidade ou empresa que está no mercado, a Fecoagro tem sido persistente em buscar negócios de interesse comum das cooperativas e dos associados, e vamos além; da parte comercial ou operacional, tem sido porta-voz das reinvindicações das cooperativas agropecuárias catarinenses.

Os negócios que executa, sempre mediante definição das bases, isto é, dos dirigentes das cooperativas associadas, a Fecoagro procura buscar resultados positivos para todas as cooperativas, evidentemente sempre proporcionalmente às suas participações nas atividades, como preconiza o cooperativismo.

Não é fácil unir interesses, mesmo que em tese, com objetivos comuns, porque sempre existe o individualismo e a intenção particular de cada dirigente ou operador de mercado, dentro das cooperativas, que muitas vezes pensam na sua e não no conjunto.

A Central de Compras, e a indústria processadora de fertilizantes da Fecoagro tem sido o grande objetivo econômico de buscar de bons resultados, quer nas negociações em si, quer na regulação dos preços no mercado.

A sua área de comunicação, que também tem seu reconhecimento nacional, tem sido o instrumento adicional, para mostrar os resultados positivos nas cooperativas, e conscientização da importância do cooperativismo, não apenas entre os potenciais interessados, os agricultores, como também, a população de modo geral.

A centralização operacional dos programas do governo do estado, que acabou com o protecionismo de algumas empresas fornecedores dos produtos do projeto, dando oportunidades equitativas a todos e reduzindo os custos dos subsídios, tem mostrado que a união das cooperativas e outras empresas participantes através de parcerias e da intercooperação, tem auxiliado nas operações, como também na regulagem dos preços e agilidade nas operações de apoio governamental ao homem do campo.

Em todas as áreas em que vem atuando, a Fecoagro tem tentado ser eficiente, apesar de muitas vezes ter que enfrentar os reveses do mercado, que pode pegar no contra pé, e nem sempre alcançado os resultados preconizados.

Nesses 42 anos de existência a Fecoagro tem prestado serviço às cooperativas e devolvido resultados, e só consegue isso pelo espírito de união que predomina na grande maioria das cooperativas associadas, e pela maneira transparente e justa com que trata dos assuntos a ela confiados.

Que venham os próximos 42 anos para a Fecoagro enfrentar, e se ainda existirem críticos da instituição, a história vai mostrar que se está ruim com Fecoagro, pior será sem ela. Pense nisso.

Diretor executivo da Fecoagro/SC - Florianópolis/SC


Fonte: Fecoagro/SC
















© Copyright 2017, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r