Bom dia!
11/12
 

Artigos

Voltar
Segunda-feira, 11 de dezembro de 2017 - 08h15m

Eventos > Cooperativismo

As conquistas das cooperativas de crédito no Brasil



Por Ivan Ramos

Se existe uma atividade que tem avançado e conquistado espaço no mercado financeiro no Brasil nos últimos anos, são as cooperativas de crédito. Espelhadas na tradição dos principais países desenvolvidos, as nossas cooperativas têm ampliado suas participações, embora ainda bem aquém do que acontece lá fora, mas bem mais expressivas do que se fazia há poucos anos.

Hoje com apenas três por cento do mercado bancário em nível nacional, enquanto que em SC passa dos seis por cento, as cooperativas de crédito têm se profissionalizado e demonstrado que trata-se de um sistema de inclusão social, e distribuição de renda.

Méritos para suas lideranças e incentivadores, mas também merece reconhecimento aos órgãos controladores que têm flexibilizado as normas operacionais dessas entidades, principalmente após o Banco Central ter permitido a livre admissão, isto é, qualquer pessoa física ou jurídica poder se associar em uma cooperativa de crédito, não mais sendo exigido por categoria profissional.

A devolução de resultados (sobras) após o fechamento dos balanços; a modernização tecnológica nas agências e nas mídias sociais; e o atendimento personalizado aos seus associados-clientes, sem dúvida devem ser fatores principais da ampliação participativa na cooperativa, procedimentos que não mais ocorrem nos bancos tradicionais, que cada vez estão mais seletivos com sua clientela, atendendo clientes eletronicamente.

Outro fator que vem contribuindo para a expansão das cooperativas de crédito certamente é a difusão e a divulgação do sistema no público urbano e rural. Os diversos sistemas existentes hoje, como o Sicoob, Sicredi, Cecred entre outros, estão aplicando na mídia para mostrar os resultados das suas atividades e a importância de se associar numa cooperativa, obtendo os mesmos serviços financeiros de outras instituições do gênero, mas com o diferencial de participar dos resultados, diferentemente dos outros bancos.

Felizmente as lideranças e dirigentes dos sistemas de crédito cooperativo estão entendendo que publicidade e marketing são investimentos e não despesas, e se aplicados adequadamente, os resultados aparecem em bem pouco tempo.

Uma nova conquista foi assegurada recentemente para o sistema de cooperativas de crédito do Brasil: a Câmara dos Deputados aprovou a lei que possibilita que entes públicos, como prefeituras e demais órgãos possam participar das cooperativas como correntistas e aplicadores.

Essa medida vai beneficiar principalmente os municípios do interior, que hoje carecem de uma rede bancária que preste serviço adequado aos municípios, e a população das pequenas cidades. Será mais uma injeção de recursos, que mesmo remunerados nas condições do mercado, possibilitam que seja aplicado na própria região movimentando a economia e, consequentemente, a arrecadação dos municípios. É mais um avanço que se conquista rumo à solidificação do cooperativismo de crédito no país, buscando ampliar sua fatia no mercado financeiro.

Quem sabe lá na frente, quando tivermos uma boa parcela do mercado, devolvendo resultados ainda maiores aos participantes, consigamos superar outro empecilho que ainda nos afeta, muito mais pelo cultivo do ego individual de alguns líderes do que do associado comum: a união ou incorporação de cooperativas menores, e também dos diversos Sistemas hoje existentes reunindo em um único órgão de cúpula, com um único banco, fortalecendo ainda mais o sistema e certamente reduzindo despesas e ampliando resultados a ser distribuído aos seus associados.

Essa missão não é fácil, mas diante da realidade que vem acontecendo com outros bancos e grandes empresas que se diziam concorrentes e hoje se uniram, quiçá no nosso meio também isso venha a ocorrer. Quem pode pressionar para isso mudar são os donos, isto é, os associados das cooperativas. Pense nisso.

Diretor executivo da Fecoagro/SC - Florianópolis/SC


Fonte: Fecoagro/SC
















© Copyright 2017, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r