Boa noite!
22/09
 

Artigos

Voltar
Quinta-feira, 07 de abril de 2005 - 17h17m

Outros > Alimentos

Mel diferenciado com todos os sabores e cores



* Por Iran Danei Fogaça da Silva

Situado na região nordeste do Estado do Rio Grande do Sul, nos chamados Campos de Cima da Serra, Cambará do Sul tem na Apicultura uma das suas economias, assim como na pecuária de corte e na silvicultura e industrialização de pinus.

O município possui 36% de sua área geográfica coberta com mata nativa preservada, o que representam 42.000 hectares de mata atlântica que viabilizam a atividade apícola, proporcionando produção expressiva de mel com uma importante diversidade de sabores e cores. De acordo com a floração, vamos encontrar o tipo de mel, com sabor característico: desde o mel vermelho, passando pelo amarelo, âmbar e branco d’água, durante a safra, que se estende de outubro a março.



A atividade apícola é desenvolvida por agricultores familiares em regime de parceria com pecuaristas familiares, pagando de 20% a 50% da produção. Uma parceria que deu certo, pois os pecuaristas não dispõem de mão-de-obra, enquanto que os apicultores, sem a disponibilidade da terra, oportunizam trabalho para sua família.

Duzentos e vinte produtores produzem em média 250 toneladas de mel por ano, onde 85% destes produtores dedicam-se exclusivamente à apicultura, daí a importância econômica e social da atividade. Pode-se dimensionar sua relevância ao constatar-se a renda mensal dos produtores, de até três salários mínimos, valor com o qual conseguem manter sua família da atividade.

O município de Cambará do Sul, por não possuir vocação agrícola, registro um uso inexpressivo de pesticidas. É a atividade apícola desenvolvida de forma orgânica e ecológica. E serve de exemplo para muitas localidades que buscam melhorar sua economia e o bem-estar da população.

* Médico-Veterinário, extensionista da Emater/RS-Ascar de Cambará do Sul


Fonte: Emater
















© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r