Boa tarde!
15/10
 

Artigos

Voltar
Terça-feira, 07 de junho de 2005 - 16h02m

Eventos > Festa

O valor dos vinhos espumantes do Brasil



Por Mauro Zanuz *

Os vinhos espumantes elaborados na Serra Gaúcha são reconhecidos internacionalmente pelo seu elevado padrão de qualidade. A área geográfica propícia à produção das uvas, o emprego de variedades bem adaptadas e o domínio da tecnologia de elaboração são as causas principais desse sucesso.

Sob o ponto de vista da geografia, a Serra Gaúcha oferece uma excelente aptidão à produção de vinhos espumantes de elevada qualidade. Durante o período de desenvolvimento vegetativo da videira, o clima se caracteriza por precipitações pluviométricas abundantes e bem distribuídas. A elevada altitude das áreas de produção propicia um clima com temperaturas noturnas amenas no verão.

Nestas condições, o amadurecimento dos frutos é lento, capaz de propiciar a preservação dos aromas e a manutenção da acidez, o que dá equilíbrio ao sabor, devido a presença do gás carbônico. Também, a produção de vinhos base mais ácidos e de menor graduação alcoólica é condição fundamental para que os processos de fermentação gerem aromas finos, nítidos e delicados. Este fato demonstra-se importante para o desenvolvimento e preservação dos aromas nas garrafas.

A elevada tecnologia de elaboração alcançada pelas vinícolas brasileiras também reflete na qualificação dos espumantes as Serra Gaúcha. Já em 1913 Garibaldi elaborava espumantes pelo processo champenoise. Desde então o processo vem sendo aprimorado constantemente pelas vinícolas, que aliam tradição, sem, no entanto, deixar de adotar novas técnicas capazes de reduzir custos ou melhorar a eficiência do processo de produção.

Este ciclo é comemorado a cada dois anos com a realização da Festa Nacional do Champanha, em Garibaldi. Neste ano, o evento que reúne as principais empresas do setor no país, acontece de 30 de setembro a 16 de outubro, de quinta a domingo. Nos dias úteis, a visitação pode ser feita das 17h às 22h e, nos finais de semana, das 10h às 22h. O modelo apresentado oferece a possibilidade de degustação de espumantes de características diferenciadas, criando no visitante a cultura do consumo da considerada a mais nobre das bebidas.

* engenheiro agrônomo


Fonte: Assessoria de Comunicação
















© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r