Boa noite!
25/09
 

Artigos

Voltar
Segunda-feira, 02 de janeiro de 2006 - 09h28m

Agricultura > Outros

Melhoramento genético da pimenta na Embrapa Clima Temperado



Por Daniela Lopes Leite *


O cultivo de pimentas ocorre praticamente em todas as regiões do País e é um dos melhores exemplos de agricultura familiar e de integração pequeno agricultor-agroindústria.A área anual cultivada no Brasil é de cerca de 2 mil hectares e o Rio Grande do Sul, juntamente com Minas Gerais, Goiás, São Paulo e Ceará compõem os principais estados produtores de pimenta. A região de Pelotas-RS salienta-se como importante produtora de pimenta da Nação, com destaque para o município de Turuçu, conhecido como a capital nacional de pimenta vermelha.


As pimentas (doces e picantes), além de serem consumidas frescas, podem ser processadas e utilizadas em diversas linhas de produtos na indústria de alimentos. Além do mercado interno, parte da produção brasileira de pimentas é exportada em diferentes formas como páprica, pasta, desidratada e conservas ornamentais.

Há no Brasil uma demanda crescente por novas cultivares, com maior qualidade, produtividade e resistência às doenças, a fim de atender a crescente demanda do mercado, estimado em 80 milhões de reais ao ano.

Para atender a estas exigências, de obtenção de novos materiais cada vez mais competitivos, é que a Embrapa Clima Temperado desenvolve trabalhos na área de caracterização e preservação de toda a variabilidade genética disponível, associados a pesquisas na área de melhoramento genético de pimenta.

A Unidade iniciou em 2002 uma série de coletas de pimentas, em sua maioria variedades crioulas cultivadas no Sul do Brasil. Com este material foi organizado uma coleção, banco ativo de germoplasma, o qual vem sendo caracterizado e apresenta grande diversidade, condição indispensável para o desenvolvimento de novas cultivares.

Os trabalhos na área de melhoramento genético, recentemente iniciados, contam com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) e com a cooperação da Emater e Secretaria de Agricultura de Turuçu, onde experimentos a campo estão em andamento.


* Engenheira Agrônoma e pesquisadora da Embrapa Clima Temperado - Pelotas /RS
E-mail: daniela@cpact.embrapa.br


Fonte: Embrapa Clima Temperado
















© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r