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Sábado, 03 de junho de 2006 - 16h55m

Marketing Rural > Carnes

Carne bovina: ótima opção para uma vida saudável



Por Fabiana Donato Aviles*

Carne: Você Gosta, Você Pode Você Precisa. Esse é o tema da campanha de marketing do SIC – Serviço de Informação da Carne para aumentar o consumo de carne no Brasil. Em 2006, o consumo de carne bovina pelos brasileiros foi em torno de 29,6 Kg/pessoa.Na Argentina, o consumo chega a ser de 65,2 Kg/pessoa/ano. Essa diferença de consumo afeta em diversos setores econômicos, podendo ainda interferir no âmbito da saúde humana.


Ao compararmos a extensão territorial dos países com maior consumo e produção de carne bovina, chegamos à conclusão de que ainda há muito o que trabalhar no Brasil em relação a carne bovina, trabalhando intensivamente para aumentar o consumo e a informação da importância desse alimento.

Quando comparado com outros países, o valor consumido pelos brasileiros é muito baixo, pois temos o maior rebanho comercial do Mundo e uma grande extensão territorial coberta de pastos para produção extensiva de gado.

O Brasil em 2006 ultrapassou o número de 187 milhões de habitantes. Comparando dados de consumo entre os anos de 2006 e 2005 no consumo de carne bovina, houve uma queda de cerca de 3 kg/pessoa/ano. Dessa forma, somente em 2006 deixou-se de consumir cerca de 561 mil toneladas de carne bovina no Brasil, volume economicamente muito importante.

Por ser um dos maiores produtores de carne bovina, o Brasil se tornou em 2004 o maior exportador de carne bovina do Mundo e não deve e não pode deixar que o consumo interno caia tão agressivamente como está ocorrendo.

Essa queda é decorrente de diversos fatores: aumento de consumo de outras fontes de proteína animal, como por exemplo o frango, que vem ganhando mercado a cada ano pelo seu competitivo valor de venda em relação à carne bovina, falta de uma campanha de marketing em prol da carne bovina e também por termos cada dia mais personalidades conhecidas vinculando bem-estar e saúde à retirada completa da carne vermelha do consumo diário - isso se deve, muitas vezes, por estarem mal orientadas.

Por isso, essa campanha de divulgação é de suma importância, tanto para o pecuarista como para o consumidor.

A carne bovina é um alimento extremamente saudável e nutritivo, porém a maioria das pessoas não tem acesso a essas informações e são influenciadas por diversos fatores que interferem no consumo.

A proposta do SIC é conscientizar que cortes de dianteiro são tão nutritivos e saborosos quanto os cortes de traseiro, com apenas um diferencial: o preço.

Por isso, nossa campanha dá ênfase aos cortes de dianteiro, que possuem valor comercial bem mais acessível à população.

Precisamos cada vez mais da colaboração de todos os elos da cadeia produtiva da carne. Precisamos mostrar ao consumidor que consumir carne bovina não só trás benefícios a saúde como também ajuda no combate a doenças, como a anemia.

A carne bovina magra é considerada alimento de alta densidade nutricional, por apresentar em sua composição grande quantidade de nutrientes, com alta disponibilidade e baixo valor calórico.

Ela é rica em proteínas de alta qualidade, ácidos graxos essenciais, vitaminas do complexo B (tiamina, riboflavina, niacina, biotina, ácido pantotênico, folacina, vitaminas B6 e vitamina B12) e minerais, como Ferro, Zinco e Fósforo.

Todos os nutrientes contidos na carne bovina são de primordial importância na alimentação, destacando-se o Ferro.

O Ferro é um dos nutrientes mais importantes para o ser humano. Uma dieta balanceada é fundamental para a obtenção de ferro. A carne é uma excelente fonte de ferro-heme, facilmente absorvido pelo organismo.

O Ferro é fundamental para a formação das hemácias (células vermelhas do sangue, que carregam o oxigênio até as células, trazendo gás carbônico para expiração). Um nível adequado de ferro em nosso organismo nos dá energia, saúde e nos mantém alerta.

Para que o consumidor não perca esses nutrientes, ele deve manipular a carne de forma correta desde a sua compra até o preparo em casa. Por isso, um serviço como o do SIC é de estrema importância, não só para que o consumo aumente, mas para que aumente com qualidade.

O SIC é uma entidade sem fins lucrativos que atua em prol da carne bovina por meio de uma política de esclarecimento ao consumidor. Sua missão é informar ao consumidor as características, qualidades e benefícios da carne bovina.

Os principais objetivos são divulgar informações verdadeiras com embasamento técnico sobre a carne bovina e sua cadeia produtiva, além de desmistificar mitos e preconceitos que vêm sendo formado ao longo dos anos.

O SIC possui um comitê técnico com profissionais de diversas áreas da saúde que elaboram materiais com informações para levar ao consumidor, mostrando que a carne bovina não é a vilã da saúde. As pessoas podem e devem consumir carne, mas que esse consumo seja consciente.

Essas informações estão sempre sendo atualizadas em nosso site: www.sic.org.br .

Por isso não deixe de participar dessa campanha, porque “A saúde que o consumidor precisa, a Carne Bovina tem!


* zootecnista e vice-presidente executiva do SIC - Serviço de Informação da Carne
E-mail: fabiana@sic.org.br


Fonte: Página Rural
















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