Boa noite!
22/09
 

Artigos

Voltar
Segunda-feira, 01 de janeiro de 2007 - 11h31m

Arte e Cultura > Educação

O saber em todos os lugares



Por Ricardo Schwarz*


O saber é uma riqueza que inspira os seres humanos em todas as etapas da vida, em qualquer segmento social, nas mais diversas áreas de atividade. Com um pouco de interesse e algumas leituras em segunda mão, qualquer homem encontra as provas daquilo no qual deseja acreditar, escreveu o filósofo inglês Bertrand Russell. A partir desse ano, o gosto pela leitura reacende em cada um dos nossos assistidos que receberam kits das bibliotecas itinerantes que começaram a circular nos municípios de Barão do Triunfo, Barra do Ribeiro, Chuvisca, Dom Feliciano e Camaquã.



A experiência piloto do Escritório Regional Porto Alegre faz parte do projeto Vai-e-Vem da Leitura, uma receita simples encontrada pela Emater/RS-Ascar e pelas prefeituras desses municípios para despertar o interesse pelo conhecimento de homens, mulheres, jovens e crianças que moram no meio rural. Uma forma diferenciada de levar cidadania a quem vive distante das cidades e que se privam de ampliar horizontes e até mesmo perderam o hábito de escrever.

O acervo do projeto foi formado por meio de uma campanha de arrecadação organizada por empregados voluntários da Instituição, e já soma 1.519 unidades coletadas. Além do material destinado para as cinco bibliotecas itinerantes, também receberam livros e periódicos algumas bibliotecas agrícolas, a Fundação do Atendimento Sócio-Educativo do Estado do Rio Grande do Sul (FASE) e a Biblioteca Ruben Berta, ambas de Porto Alegre, e a Escola de Ensino Fundamentral Mirko Lauffer, de Osório.

Uma líder capacitada vai atuar em cada comunidade, onde terá a tarefa de sensibilizar as pessoas a participarem de encontros de leitura, promover saraus literários, oportunizar a troca de idéias e experiências e de vivências a partir das obras lidas.

A biblioteca itinerante é uma das ações realizadas com apoio das comunidades e do poder público para facilitar o acesso da população rural aos livros e periódicos coletados, multiplicando o número de pessoas beneficiadas e incentivando a busca por mais informações. Estamos, assim, inserindo nossos assistidos no campo do conhecimento, investindo em pessoas, levando cidadania ao meio rural e, em conseqüência, desenvolvendo práticas de responsabilidade social que tão bem caracterizam o amplo trabalho da Emater/RS-Ascar.


* engenheiro agrônomo, mestre em solos e presidente da Emater/RS
E-mail: ricardo@emater.tche.br


Fonte: Teca Gasparotto
















© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r