Bom dia!
26/09
 

Artigos

Voltar
Terça-feira, 06 de março de 2007 - 17h10m

Eventos > Outros

As corajosas mulheres rurais!



Jorge João Lunardi *

Em 8 de março comemora-se o Dia Internacional da Mulher e um destaque precisa ser dado as trabalhadoras rurais. Nos 45 municípios da região do Grande Santa Rosa e Missões, os Escritórios Municipais da Emater/RS-Ascar, realizam trabalhos na área social, orientados pela coordenadora da área de bem-estar social da Instituição, Glotilde Bao, e por extensionistas sociais – 43 mulheres de garra e dedicação, que junto com mais de 100 profissionais, organizam, assessoram, fazem programações variadas, na teoria e na prática, com as valorosas e corajosas mulheres trabalhadoras rurais.

Atualmente, a Emater/RS-Ascar desde região, trabalha com 32.598 mulheres de todas as idades, sendo 16.153 associadas de 805 grupos de mulheres. Estas mulheres participam mensalmente de reuniões, encontros, treinamentos, cursos, recebem milhares de visitas em assuntos variados que vão desde orientação da sobre cuidados da casa, até o trabalho da agricultura, cuidados com animais, de geração de renda, de meio ambiente, de socialização, de organização, de lazer e recreação, motivação, auto-estima e relações humanas.




Não é um trabalho onde a extensionista aparece de vez em quando, mas são atividades desenvolvidas na propriedade ou em grupos, em 1.044 comunidades, de forma sistemática, permanente e que passa por planejamentos periódicos.

É por isso que muitos clubes e grupos de mulheres já estão organizados a mais de 30 anos e permanecem no tempo e no espaço dando continuidade a ações que estimulam a permanência no rural, contribuindo com a libertação e participação cada vez maior das agricultoras.

A Emater/RS-Ascar desta região, através de seus 45 Escritórios Municipais, realizam intensas programações como palestras, encontros, cursos, oficinas, mostrando a importância e o denodo desta categoria profissional que cada vez mais se destaca no cenário da liderança regional.

As agricultoras estão cada vez mais presentes na vida da comunidade, nas entidades como nos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, nos conselhos municipais e regionais, onde envolve a iniciativa dos governos Municipais, Estadual e Federal. Cada vez mais, entram na vida associativa, através da formação de pequenas associações, APSATs, grupos de vizinhança para interesses diversos, além de que, cada vez mais, participam das cooperativas de produção e de crédito.

Destacam-se na participação dentro das diferentes igrejas, assumem papéis políticos em defesa dos interesses rurais, buscam seus direitos, aprendem a efetivar na família seus deveres e não esquecem, de ser aglutinadoras na permanência do bem-estar e qualidade de vida rural.

Ainda são elas que acordam primeiro, arrumam as crianças para a aula, tiram o leite, vão na roça, plantam, colhem, organizam a casa, as refeições e o chimarrão. Vão dormir por último, acham tempo para ir na vizinha, no grupo, transformam os produtos na agroindústria, fazem o crochê, o bordado, o artesanato, sempre acham tempo para participar do mutirão, da organização dos eventos comunitários, recebem visitantes nas rotas turísticas, inclusive vendem suas produções de casa em casa, no mercado, nas feiras.

Para estas e outras coisas é que a Emater/RS-Ascar luta, desde 1955, para que, no seu público preferencial estejam presentes ações e debates que incluam a mulher rural - da agricultura familiar, da indígena, da assentada, da quilombola, da pescadora artesanal.
Nesta data comemorativa, todos os municípios da região fazem programações específicas, e neste ano, além de assuntos diversos a Emater/RS-Ascar estará chamando atenção para o uso abusivo e indiscriminado dos venenos, especialmente na cultura da soja e que traz malefícios incalculáveis à saúde feminina.

Parabéns mulheres porque vocês são a oitava maravilha do mundo, mas diferentemente das outras sete obras mortas, vocês tem vida e beleza e são combatentes, corajosas, inteligentes, altruístas e nós todos, temos o dever e a obrigação de bater palmas pelo que elas são e pelo que fazem!

*médico-veterinário e gerente regional da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa
Email: lunardi@emater.tche.br


Fonte: Conceição Salomão
















© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r