Bom dia!
26/09
 

Artigos

Voltar
Segunda-feira, 09 de abril de 2007 - 20h51m

Agricultura > Soja

Manganês no plantio da lavoura de soja



Por Gedi Jorge Sfredo *

A soja é uma cultura muito exigente em todos os nutrientes essenciais. Para que eles possam ser eficientemente aproveitados pela cultura, devem estar presentes no solo em quantidades suficientes e em relações equilibradas. A insuficiência ou o desequilíbrio entre os nutrientes pode resultar numa absorção deficiente de alguns e excessiva de outros.




O cultivo da soja destacou-se, inicialmente, na região Sul do Brasil onde as condições eram consideradas favoráveis à cultura, devido ao tipo de solo e de clima. A maioria dos solos, nessa região, têm a rocha basáltica como origem e são na maioria ácidos, apresentando deficiência em fósforo, cálcio e magnésio. Os outros nutrientes são suficientes para o bom desenvolvimento da cultura.

Particularmente, os micronutrientes (Mn, Cu, Zn, B e Fe) são abundantes no material de origem e, conseqüentemente, nesses solos. O manganês é um micronutriente que se encontra em excesso nesses solos o que pode causar fitotoxicidade às plantas, caso sua ação não seja neutralizada através do aumento do pH do solo com aplicação de calcário. No entanto, com o excesso de aplicação de calcário e anos de extração de Mn, atualmente, já se encontram solos, nessa região, apresentando deficiência desse nutriente, exigindo sua reposição caso se pretenda manter a produtividade da soja.

A cultura da soja se expandiu rapidamente nas regiões do Cerrado, onde predominam solos originários do arenito. Nesses solos ocorre situação bem diferente da região Sul, onde, além de serem ácidos, ocorre a deficiência de todos os nutrientes, inclusive dos micronutrientes.

Por isso, para cultivar qualquer tipo de planta nesses solos, há a necessidade de se “Construir um Solo”. Feita a análise do solo, já se sabe a necessidade de nutrientes e qual a quantidade a se aplicar. O melhor modo de aplicação de nutrientes é no solo, a lanço ou no sulco de semeadura, através de fórmulas NPK+S+Micronutrientes ou cada nutriente isoladamente.

O teor de Mn também é baixo e, por isso, deve-se ter muito cuidado com o manejo da fertilidade desses solos, principalmente com o controle do pH, pois em valores de pH elevados esse nutriente torna-se indisponível para as plantas.

A expansão da cultura da soja na região do Cerrado foi incentivada, principalmente, por produtores do Sul do País que, na falta de maiores informações para o cultivo dessa cultura, utilizavam tecnologias desenvolvidas para sua região e, com isso, acabaram cometendo vários erros. Um deles foi a aplicação de calcário conforme recomendações da região Sul, que indicava doses acima das necessidades para o tipo de solo do Cerrado. Isso causava aumento excessivo do pH, induzindo à deficiência de Mn para a soja.

A correção dos altos valores de pH do solo não é fácil e ocorre com manejo adequado do solo ao longo dos anos, com rotação de culturas e práticas de cobertura vegetal na entressafra. Por isso, deve-se pensar em corrigir a deficiência de Mn de alguma maneira, até que o pH do solo se normalize.

Uma das práticas que poderia ser usada é a correção do Mn através da adubação do solo com esse nutriente. Entretanto, à medida que se adiciona ao solo, o Mn vai continuar sendo imobilizado devido ao pH elevado. Portanto, essa prática torna-se inviável nessa situação.

O que fazer então? A tecnologia recomendada atualmente é a aplicação de Mn via foliar, cuja eficiência prática está mais que comprovada.

No caso da deficiência de Mn, constatada através de exame visual na lavoura (Foto), indica-se a aplicação de 350 g.ha-1 de Mn (1,5 kg de MnSO4), diluídos em 200 litros de água com 0,5% de uréia.
Essa é a recomendação oficial do ”Sistema de Pesquisa Agropecuária do Brasil”, que reúne-se anualmente para indicações de novas tecnologias para a cultura.


* pesquisador em Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas Embrapa Soja
E-mail: sfredo@cnpso.embrapa.br


Fonte: Lebna Landgraf
















© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r