Boa noite!
22/09
 

Artigos

Voltar
Terça-feira, 07 de agosto de 2007 - 13h32m

Eventos > Educação

Instituto Souza Cruz, sete anos em prol do jovem rural



Por Marcos Marques de Oliveira*

O Instituto Souza Cruz completou, em 31 de julho de 2007, sete anos de existência. Nessa trajetória, muitas realizações fortaleceram seu compromisso com a Educação para um Desenvolvimento Humano Sustentável, especialmente no que se refere ao seu foco de atuação: o estímulo ao protagonismo e ao empreendedorismo do jovem rural.




Entre essas realizações, destaca-se a consolidação do Programa de Empreendedorismo do Jovem Rural (PEJR), concretizado através de parcerias com instituições do Primeiro e do Terceiro Setor, tais como o Centro de Desenvolvimento do Jovem Rural (CEDEJOR) a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI/SC), o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (SEBRAE/SC). Em breve, o rol de parcerias deverá aumentar, incluindo um novo conjunto de agricultores familiares nos três Estados do Sul do País.

Não menos relevante vem sendo o investimento do Instituto Souza Cruz na defesa de causas sociais voltadas para o desenvolvimento da juventude rural brasileira, também em articulação com organizações governamentais e não-governamentais que promovem ou apóiam experiências de Educação Rural em várias partes do território nacional. Em destaque, a Rede de Fortalecimento Institucional (RFI) da qual fazem parte, além do Instituto Souza Cruz e do CEDEJOR, a ARCAFAR-Sul (Associação Regional das Casas Familiares Rurais do Sul do Brasil), o MEPES (Movimento de Educação Promocional do Estado do Espírito Santo), o MOC (Movimento de Organização Comunitária) e o SERTA (Serviço de Tecnologia Alternativa).

Se, no final de 2006, a RFI foi responsável pelo I Intercâmbio da Juventude Rural Brasileira, que possibilitou a 76 jovens e educadores da Bahia, Espírito Santo, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo uma profunda troca de experiências e conhecimentos, o esforço agora, nesse segundo semestre, é para a organização da II Jornada Nacional do Jovem Rural. Sob o tema “Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial”, o evento reunirá em Brasília (DF) e Luziânia (GO), de 17 a 20 de setembro de 2007, cerca de 600 participantes das cinco regiões do país para debater questões que afetam o presente e influenciam o futuro dos nossos jovens rurais.

Por fim, em complemento a essas ações, o Instituto Souza Cruz investe na produção, sistematização e disseminação de informações sobre o processo de desenvolvimento integral do jovem do campo. Mais do que apresentar seu compromisso social, os esforços nessa área visam promover o debate sobre a questão e divulgar o trabalho de outras instituições que compartilham a idéia de que, educada para ter um cidadãos empreendedores e solidários, a juventude rural terá melhores condições de trilhar caminhos para a construção de uma sociedade mais justa e digna.

Neste mês de aniversário, um grande presente veio com o terceiro lugar, na categoria Curtas, obtido pelo vídeo “Terra & Juventude” – uma realização do Instituto Souza Cruz, dirigida pelo cineasta Marcelo Goulart – no I Festival Nacional de Cinema e Vídeo Rural de Piratuba, município do interior de Santa Catarina.

E, também neste mês, está sendo distribuída a nona edição da revista Marco Social, com o tema “Multifuncionalidade e Agricultura Familiar”. Em breve, a publicação estará disponível para download gratuito em www.institutosouzacruz.org.br. No mesmo endereço, além de outras edições da revista, podem ser obtidas outras publicações institucionais, notícias sobre ações de difusão da causa, acesso on-line ao Glossário de Termos Utilizados em Desenvolvimento Rural – de autoria do professor Marcelo Miná Dias, da Universidade Federal de Viçosa – e, ainda, informações sobre os sete anos de história do Instituto Souza Cruz.

Convidamos a todos que compartilham o sonho de uma sociedade mais justa para que se juntem a nós e a nossos parceiros na difusão de valores, princípios e ações que buscam promover um outro tipo de desenvolvimento rural. Um desenvolvimento que seja, sobretudo, socialmente sustentável.

* Jornalista, cientista social e doutor em Educação Brasileira pela Universidade Federal Fluminense. É assessor de Projetos Sociais do Instituto Souza Cruz desde 2003.
E-mail: marcos.marques@institutosouzacruz.org.br.


Fonte: Instituto Souza Cruz
















© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r