Boa noite!
22/09
 

Artigos

Voltar
Quinta-feira, 12 de junho de 2008 - 11h07m

Agronegócio > Treinamento

Todo o empreendedor tem uma missão



Imagens

Dalmir Sant’Anna

Foto: Divulgação



Por Dalmir Sant’Anna

Você já constatou que todo empreendedor conta com uma missão definida de onde desejar chegar? Você analisou e observou que em inúmeras empresas há um quadro descrevendo a missão da organização? E o que é esta missão? Conforme as ferramentas para estruturação do planejamento estratégico, a missão é um documento escrito, inserido nas metodologias de teorias administrativas, que possibilita o estabelecimento de um rumo, contendo as primícias da razão de viver da empresa.

Elaborar uma missão
Para elaborar uma missão, normalmente é necessário determinar qual o negócio da empresa, motivos da sua existência e os tipos de atividades desenvolvidos, tendo sempre a seguinte pergunta: Onde se deseja chegar com a empresa? Observe dois fatores relevantes para elaborar uma missão: o envolvimento dos colaboradores e a coragem para assumir riscos calculados, tendo como primícias a inovação, eficiência e a busca de qualidade.

Constante atualização
A missão deve ser alterada anualmente conforme as metas, os objetivos e a visão previamente estabelecida, ou seja, a missão de um empreendedor não é algo mantido permanentemente, mas algo que sofre alteração anualmente conforme estruturado e organizado na construção do planejamento estratégico. O empreendedor que tem uma missão mantém os olhos na constante atualização com a fixação de metas com objetividade e observando as estratégias de mercado.

Equilíbrio pessoal e profissional
Todo empreendedor planejou e continuamente realiza o planejamento de novas conquistas, equilibrando vida pessoal e profissional. Observe que há pessoas que pagam um alto preço para alcançar os resultados esperados, e esquecem de completar suas emoções com sentimentos de afeto, gratidão, valorização e convivência familiar. Aliar o equilíbrio entre sua paixão pelo trabalho e o bem estar pessoal permite conquistar resultados mais satisfatórios.

O empreendedor que tem uma missão, conta como característica marcante, a iniciativa e a busca constante por novas oportunidades. Dedica seu tempo com perseverança e comprometimento para fortalecer e manter sua rede de contatos (networking). Você tem certeza de que seus colaboradores sabem onde sua empresa deseja chegar?

Caso sua resposta foi negativa, antes de fixar a missão na parede, realize uma reunião com todos os colaboradores, isto mesmo, com todos os colaboradores para mostrar onde a empresa deseja chegar com esta missão. Acredite que o envolvimento será maior, pois seus colaboradores estarão percebendo na prática que fazem parte do negócio.


Palestrante, bacharel em Comunicação Social, pós-graduado em Gestão de Pessoas e mágico profissional

E-mail: dalmir@dalmir.com.br


Fonte: Página Rural
















© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r