Boa tarde!
22/09
 

Artigos

Voltar
Segunda-feira, 12 de janeiro de 2009 - 20h07m

Política Agrícola > Economia

Setor agrícola atinge maturidade econômica e inicia novo ciclo em MT



Imagens

Neldo Egon Weirich

Foto: Lenine Martins/Secom-MT



Por Neldo Egon Weirich

O desenvolvimento do Estado de Mato Grosso, personagem cada vez mais importante na dinâmica da economia mundial devido à exportação de produtos agropecuários e minerais, reconhece a necessidade do crescimento sustentável, tão importante ao Homem e ao Meio Ambiente.
Essa compreensão faz parte dos valores da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (Seder), e de suas instituições vinculadas como o Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e o Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) na realização e prática de ações que resultem na preservação ambiental.

Mato Grosso é um Estado continental que, em seus 906.806,9 km² divididos entre os biomas Cerrado, Pantanal e Floresta Amazônica, além da rica região do Araguaia, aprendeu a conviver perfeitamente com a produção agropecuária feita de forma sustentável. Responde por cerca de 30% da produção nacional de soja, com aproximadamente 18 milhões de toneladas, detém um dos maiores rebanhos bovinos de corte do Mundo, com 26,4 milhões de cabeças, e caminha para ser um dos maiores produtores de bioenergia, suínos e aves de corte do Brasil. Neste cenário otimista, a preocupação ambiental aumenta na medida em que cresce a participação de Mato Grosso no Produto Interno Bruto, (PIB) do agronegócio brasileiro e internacional.

A Seder se posiciona na vanguarda da questão com ações estratégicas que contemplam todas as cadeias produtivas, sobretudo a pequena e a média produção, criando oportunidades que promovam o equilíbrio entre o meio ambiente, o bem-estar social e a atividade produtiva. Nesse contexto, a Seder foi uma das secretarias de Estado a validar o Projeto de Lei de Zoneamento Sócio-Econômico Ecológico do Estado, que aponta o potencial para uma produção sustentável, orientando o uso dos recursos naturais.

O termo desenvolvimento sustentável está no planejamento estratégico e em todas as ações da Seder, nos relatórios, nos discursos, nas teses, nas práticas e no campo. É o novo paradigma para uma infinidade de discussões. A idéia de crescer sem destruir o meio ambiente e não esgotar os recursos naturais norteia os projetos da Pasta.

Para isso, um programa de doação de sêmen de gado holandês beneficiou plantéis de cerca de 20 mil pequenos produtores de leite da agricultura familiar em 2008. Muitos desses investimentos foram proporcionados pelo FCO. Nas reuniões da Câmara de Política Agrícola e Crédito Rural (CPACR) da Secretaria, foram analisadas 904 cartas em 2008 para projetos de investimento em Mato Grosso, totalizando R$ 408,405 milhões aplicados até 30 de novembro, dos recursos do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO).

A consciência de produção ambientalmente correta também é muito bem traduzida pela pecuária de corte. Modernas técnicas de manejo contribuem com os altos índices de produtividade e de sanidade. As sucessivas campanhas de vacinação contra a febre aftosa, realizadas pelo Indea, alcançam índices que atingem 100%. O Estado de Mato Grosso está há 12 anos sem registrar nenhum foco de doença, colocando o Estado em destaque na escala de exportações.

A Seder coordena, supervisiona e fomenta a Política Agrícola e Agrária do Estado de Mato Grosso, visando integrar os aspectos tecnológicos e econômicos, buscando a sustentabilidade da cadeia produtiva, assegurando qualidade e competitividade num estado predominantemente agrícola.


Secretário de Estado de Desenvolvimento Rural do Mato Grosso
E-mail: comunicacao@seder.mt.gov.br


Fonte: Seder/MT
















© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r