Bom dia!
25/09
 

Artigos

Voltar
Terça-feira, 17 de março de 2009 - 08h26m

Eventos > Expodireto Cotrijal

Termômetro confiável



Imagens

Águeda Marcéi Mezomo

Foto: Divulgação/Emater-RS



Por Águeda Marcéi Mezomo

O incontestável avanço da agricultura causa surpresa das mais positivas no cenário produtivo e socioeconômico do Rio Grande do Sul. Ainda em meio à crise que abala o sistema financeiro mundial, a Expodireto Cotrijal 2009 se realiza e se confirmará como o primeiro termômetro confiável da expressiva safra de grãos que o Rio Grande do Sul está colhendo. 

A exposição de Não-Me-Toque chega em sua décima edição com o reconhecimento internacional para oportunizar aos integrantes do agronegócio, indistintamente, um campo visionário do processo que deverá se registrar até o final do ano.

Há que se considerar, sem dúvida, que a produção dos grãos de verão conseguiu superar todas as perspectivas negativas que pairavam de Norte a Sul do Estado. Ao driblar a estiagem, a perspectiva de um final feliz invadiu o coração dos agricultores com a esperança de negócios promissores a partir da colheita. Mesmo que ainda precisemos esperar alguns dias para uma avaliação definitiva, felizmente já se registra ganho em todas as regiões produtoras. Vários fatores serão determinantes para a composição do cenário dos próximos dias. É preciso também se considerar o elevado custo contabilizado nessa safra e, claro, as incertezas sobre o comportamento do mercado nos próximos meses.

Se torna indispensável, contudo, se envolver todos os segmentos em um ambiente onde o otimismo prepondere. Vamos esquecer os dias que promoveram uma seca preocupante, e substituí-los por jornadas produtivas em ação e planejamento dos grãos que estão vingando nas lavouras para a chegada da bem-vinda colheita. A hora propõe a formação de um pacto. Silencioso, sem alarde. Um pacto que represente o fortalecimento de todos os personagens do agronegócio, atividade vital para a economia da quase totalidade dos municípios gaúchos. Um pacto que acolha os segmentos e permita entrarem em sintonia para que todos obtenham resultados econômicos mais positivos. 

O resultado dessa união de propósitos fortalecerá o tecido social e produtivo rio-grandense, pavimentando em solo gaúcho a abertura de novas oportunidades, e semeando na alma da sociedade mais oportunidades para encontrar a felicidade.


Diretora Técnica da Emater/RS

E-mail: amezomo@emater.tche.br


Fonte: Página Rural
















© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r