Bom dia!
26/09
 

Artigos

Voltar
Sexta-feira, 20 de março de 2009 - 20h33m

Eventos > Outros

Comigo incentiva gestão ambiental no setor agrícola



Imagens

Eduardo Hara

Foto: Divulgação



Por Eduardo Hara

Promover a educação ambiental no meio rural e urbano despertando a conscientização do homem em relação ao meio ambiente, estas foram as principais razões que levaram a Comigo, em Rio Verde, no Estado de Goiás, a realizar o Prêmio Gestão Ambiental Rural. Podem participar apenas os cooperados da Comigo, mas a iniciativa visa gerar informações extensivas para todas as comunidades urbanas.

Em sua primeira edição, em 2008, 37 cooperados de todos os municípios atendidos pela cooperativa se inscreveram para participar desta proposta pioneira dentro do sistema cooperativista nacional. No processo as propriedades inscritas são visitadas por técnicos da cooperativa que fazem, juntamente com o produtor, uma vistoria na fazenda avaliando os diferentes aspectos da atividade agropecuária que podem causar impacto ao meio ambiente, assim como os aspetos legais exigidos pelos órgãos ambientais como outorga de água e reserva legal averbada. Durante essa visita o técnico confere notas a cada item auditado na propriedade.

Dentro de cada município é considerada a propriedade vencedora aquela que mais pontos somar em todos os itens auditados. Além disso, existe também o título de grande vencedor geral, que é a propriedade que entre todas as campeãs de cada município obtiver o maior número de pontos.

Na edição do 2º Prêmio Gestão Ambiental Rural, neste ano de 2009, o número de inscrições dobrou chegando a 65 propriedades, o que demonstra o interesse cada vez maior do cooperado em adequar sua propriedade sob o ponto de vista ambiental, buscando uma produção agropecuária que traga menos impactos ambientais possíveis.

Para a Comigo, o Prêmio Gestão Ambiental tem como objetivo também o levantamento dos principais aspectos ambientais ligados à produção agropecuária que precisam ser esclarecidos ao produtor rural, seja através de cursos, palestras ou mesmo orientações técnicas.

A entrega da premiação acontecerá no próximo dia 03 de abril, durante a Tecnoshow Comigo 2009. A solenidade faz parte da programação do Dia do Meio Ambiente, instaurado pela cooperativa, que ainda terá diversas ações sendo praticadas ao longo do dia.


Engenheiro Agrônomo da Comigo e especialista em gestão e manejo ambiental em sistemas agrícolas

E-mail: edu.hara@uol.com.br


Fonte: Página Rural
















© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r