Bom dia!
19/11
 

Artigos

Voltar
Quinta-feira, 16 de abril de 2009 - 11h35m

Bioenergia > Tecnologia

Processo para a produção de polióis a partir da biotransformação da glicerina



Por Cláudia Maria Campinha dos Santos

O processo da presente invenção refere-se à biotransformação da glicerina, gerada na preparação do biodiesel obtido a partir de oleaginosas, segundo o qual a glicerina é submetida à ação de cepas fúngicas e leveduras, isoladamente ou combinadas entre si, para a obtenção de polióis.

Esse é um processo aplicável, de tecnologia limpa, baixo custo e promissor na obtenção de bioprodutos de alto valor agregado. Caracterizando-se como uma rota efetiva no aproveitamento da glicerina, já que no âmbito econômico da cadeia produtiva do biodiesel, a saturação do mercado da glicerina é um problema de ordem mundial. 

A inovação deve-se desde a definição do processo de biotransformação da glicerina, do uso de fungos isolados dos óleos de dendê e inajá, inéditos para esses substratos até a obtenção de novos compostos, pertencentes à classe dos polióis, que apresentaram atividade biológica frente a bactérias e potencial para aditivos e/ou novos biocombustíveis.

Vale a pena ressaltar que é a primeira vez que se obtêm polióis através da biotransformação da glicerina.


Bacharel em Ciências Biológicas, Mestre e Doutora em Química formada pelo Instituto Militar de Engenharia. Professora de Química do Instituto de Tecnologia em Ciências Agrárias de Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro – Brasil.

E-mail:
campinhaclau@gmail.com


Fonte: Página Rural
















© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r