Boa noite!
22/09
 

Artigos

Voltar
Segunda-feira, 06 de julho de 2009 - 11h38m

Eventos > Outros

3°Suileite, um show



Imagens

Losivanio de Lorenzi

Foto: Divulgação / ACCS



Por Losivanio de Lorenzi


Mais um grande evento movimentou o Oeste de Santa Catarina, a 3°Suileite, em Concórdia, evento que une as duas maiores atividades do agronegócio catarinense. Depois de anos foi trazido de volta ao parque de exposições animais de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, para o julgamento dos melhores da raça suína, onde todos puderam comprovar que Santa Catarina está no topo da suinocultura brasileira pelo material genético, pois as duas granjas do Estado que participaram ficaram em primeiro e segundo lugar na premiação.

Um evento de animais de elite e produtores empresariais, que sabem o quanto é importante o melhoramento genético na propriedade para obter melhores resultados com menor custo. Algo inédito aconteceu no parque, o leilão de suínos, que teve a participação forte de Santa Catarina na compra dos animais.
Outros Estados participaram da compra como a Bahia, São Paulo e Paraná. Foram vendidos no leilão 46 animais dos 100 que estavam expostos, os demais foram vendidos diretos. Um evento que trouxe de volta o brilho da suinocultura, embora se viva há muito tempo sem rentabilidade na atividade, nossos produtores ainda acreditam na mesma, adquirindo animais de alta genética.

Outro momento importante foi o Salão Sul Brasileiro de Suinocultura, com as palestras, a primeira com Miguel Daoud, economista, abordou sobre o cenário atual e suas perspectivas, falou muita coisa que não foi bom ouvir, mas que é a realidade, que se o produtor não trabalhar de forma organizada em sua entidade, não terá futuro na sua atividade, e ainda, que o mais seguro é trabalhar no mercado interno onde se pode ter mais domínio, pois o mercado externo é muito arriscado devido as altas exigências sanitárias e sendo assim, podemos perder a qualquer momento com difícil recuperação.

A segunda palestra foi com Luiz Carlos Prates, onde abordou sobre a superação de cada ser, para a cada dia nós encararmos a vida com um desafio, o de VENCER, ser cada vez melhor, mas não esquecer da essência, a família, os amigos, a honestidade e seriedade de lidar com tudo na vida.

Um dos grandes momentos foi o jantar de 50 Anos da ACCS, onde foi contada a história desta entidade que fez todo este melhoramento genético e homenageadas as pessoas que fizeram esta história, uma noite inesquecível pelas pessoas ali presentes, lideranças políticas, ex-presidentes, produtores de material genético, entidades ligadas ao setor e nossas lideranças municipais da ACCS.

Foram grandes eventos para comemorar o cinqüentenário da entidade com o título: A Suinocultura é Ouro, esperamos que todos façam parte e a sua parte para que ela volte a ser de ouro no bolso dos produtores, porém sem organização e participação de todos na entidade fica difícil, nós estamos fazendo a nossa parte. Participem conosco.


Suinocultor e vice-presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS)

E-mail: losivanio@accs.org.br



Fonte: Página Rural
















© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r