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Quarta-feira, 15 de julho de 2009 - 15h19m

Agronegócio > Cooperativismo

Cooperativismo e cidadania



Imagens

Luiz Lourenço

Foto: Divulgação / Cocamar



Por Luiz Lourenço


Plenamente consolidado e em rápido processo de desenvolvimento, o cooperativismo paranaense, o mais avançado do País, é o segundo item em importância econômica no Estado, só ficando atrás do de Comunicações.

Os números demonstram sua magnitude. São 234 cooperativas que agrupam mais de 451 mil associados e geram cerca de 926 mil postos de ocupação. O maior dos ramos é o agropecuário, com 80 unidades e mais de 121 mil cooperados, mas o de crédito avança a uma velocidade impressionante e já são 66 cooperativas que, juntas, superam a marca de 300 mil associados. Mesmo com tamanho avanço, as cooperativas de crédito ainda atingem um público considerado pequeno (quando comparado ao de países onde o sistema é mais avançado). Seu potencial de crescimento, nos próximos anos, é gigantesco.

Em 2008, o faturamento das organizações cooperativistas agropecuárias foi de R$ 25 bilhões, mais que o próprio orçamento do Estado do Paraná. Este segmento responde por nada menos que 72,5% da soja produzida no Paraná (e 40% da industrialização), 46,3% do milho, 87,4% do trigo, 20% do café (40% do beneficiamento), 48% do leite (68% do beneficiamento e derivados lácteos), 23% das aves de corte (33% da indústria) e 36% dos suínos (20% da indústria).

Números tão expressivos não revelam apenas grandeza: espelham, principalmente, a importância do cooperativismo para a melhoria da qualidade de vida dos produtores e de todos que deles dependem direta ou indiretamente.

O sucesso desse sistema pode ser explicado, em parte, pelas características fundiárias do Estado, formado em sua grande maioria por pequenos proprietários rurais, com áreas de até 30 hectares. A sobrevivência dos minifúndios, portanto, está diretamente relacionada ao cooperativismo, que viabiliza estruturas de uso comum para a operacionalização das safras, ao mesmo tempo em que permite ganhos de escala e consequente redução de custos. Mas isto não é tudo: por meio de suas sociedades, essas pessoas têm acesso a informação e tecnologia que as mantêm atualizadas em seus negócios. O resultado é: competitividade.

Cada cooperativa, no entanto, tem desafios diferentes a enfrentar, o que depende de problemas e realidades específicas de suas regiões.

Ao longo das décadas, o cooperativismo tem avançado muito e, com ele, as comunidades onde está inserido. Isto se pode ver, por exemplo, entre os seus próprios membros: a qualidade da participação dos produtores é maior a cada dia, pois, integrados ao sistema, eles se sentem seguros e vislumbram perspectivas de crescimento.

Mas é na mentalidade do consumidor que as cooperativas precisam evoluir. Este ainda não percebe que a compra no supermercado de um produto originário de uma cooperativa reflete muito mais que apenas qualidade ou, eventualmente, preço convidativo. O produto levado à gôndola é a síntese de um trabalho exemplar e bem-sucedido que movimenta um grande número de famílias. O que o consumidor ainda não sabe é que quando ele adquire um produto desses no supermercado, está incentivando a responsabilidade social e a preservação do ambiente. Está movendo, sem favor algum, uma grande roda do bem.

Em uma economia de concorrência altamente acirrada, as cooperativas conseguem, enfim, atuar como empresas; mas, em contrapartida, nenhuma empresa, por mais poderosa que seja, conseguirá trabalhar da mesma maneira que uma cooperativa. Esta precisa ser uma empresa comercial para competir no mercado e, ao mesmo tempo, uma organização cooperativista que retorna os resultados aos seus associados, distribuindo riquezas.

Fortalecê-las, em todas as suas ramificações, é estar, verdadeiramente, construindo um futuro melhor para o País. 


Presidente da Cocamar Cooperativa Agroindustrial e vice-presidente da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar)

E-mail: luiz.lourenco@cocamar.com.br


Fonte: Página Rural
















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