Boa noite!
22/09
 

Artigos

Voltar
Quarta-feira, 09 de setembro de 2009 - 00h27m

Eventos > Medicina Veterinária

Dia do Médico Veterinário e 40 anos do CRMV-RS



Imagens

Air Fagundes dos Santos

Foto: Divulgação



Por Air Fagundes dos Santos

Esta semana tem duplo significado para a Medicina Veterinária e Zootecnia brasileira, por dois motivos. Em primeiro lugar para os Médicos Veterinários pelo fato do gaúcho Getúlio Vargas, em 9 de setembro de 1933, ter assinado o Decreto 23.133 que regulamentava a profissão. Desta forma, em alusão a esse fato, a data passou a ser consagrada como o Dia do Médico Veterinário.

Contudo, a mobilização que levou à assinatura do referido Decreto e a consequente criação do Dia do Médico Veterinário, com certeza, teve fortes raízes na iniciativa e vontade de um pequeno grupo de 38 profissionais inscritos em um evento, no distante ano de 1922, quando, por pura ousadia e idealismo, resolveram criar a hoje consagrada Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária (SBMV).

A Entidade, assim nascida, serviu como substrato para o surgimento de um movimento organizado de discussões que levou a projetar o futuro da Medicina Veterinária no Brasil, e que culminou com a assinatura do referido Decreto. A seguir veio a 2ª Grande Guerra que abalou a humanidade e levou o movimento nascido no início do Século XX a ficar em compasso de espera. Porém, antes mesmo do término do conflito, em 1943, em um segundo encontro nacional , desta vez a comunidade veterinária reforçada por mais de mil profissionais, fez aflorar entre os Médicos Veterinários a conscientização, pela primeira vez, do tamanho da responsabilidade e do compromisso da profissão com a sociedade e da necessidade de fiscalizar o exercício profissional no Brasil.

Com o passar dos anos, a idéia amadurecendo e a crescente insatisfação com o Decreto de 1933 - que deixava de atender os anseios da categoria, fez com que, em 1950, a intenção original de fiscalizar o exercício profissional fosse complementada com uma proposta de "Código de Ética para Médicos Veterinários Brasileiros". Assim, tomava formato o embrião do "Sistema Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (CRMVs).

Este segundo fato, que interessa hoje tanto a Médicos Veterinários como a Zootecnistas, em sete anos, em 1957, fez surgir o Projeto de Lei nº 3.359 ("Dispõe sobre o exercício da profissão e cria os Conselhos Federal e Regional de Veterinária"). Finalmente, em 1968 (em 23 de outubro) foi sancionada a Lei 5.517 fundamentando o surgimento do Sistema CFMV/CRMVs.

Diante do exposto, em 12 de setembro de 1969 (às 20h30min), na sede da Sociedade de Veterinária do Rio Grande do Sul (SOVERGS), em Porto Alegre, constituía-se a primeira diretoria da Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul, com a sigla CRMV1. Portanto, há 40 anos, o que será comemorado no próximo dia 11. Neste ato, os 10 presidentes que dirigiram os destinos do CRMV-RS, em quatro décadas, serão diplomados pela importante contribuição que deixaram para o aperfeiçoamento do processo de fiscalização do exercício profissional, sonho que começou a florescer nos anos 20 do Século passado.

Neste 9 de setembro, pelo Dia do Médico Veterinário, a Diretoria Executiva e Corpo de Conselheiros, Gestão 2009/10/11, do CRMV-RS, cumprimentam cada Médico Veterinário do Rio Grande do Sul, dos mais de 7.500 profissionais em atividade.

FELIZ 9 DE SETEMBRO DE 2009.


Médico Veterinário e presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul - CRMV-RS

E-mail: airfagundes@yahoo.com.br


Fonte: Página Rural
















© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r