Boa noite!
22/09
 

Artigos

Voltar
Quarta-feira, 02 de dezembro de 2009 - 17h32m

Pesquisa > Caprinos

Produção integrada de caprinos e ovinos



Imagens

Francisco Selmo Fernandes Alves

Foto: Divulgação / Embrapa Caprinos e Ovinos



Por Francisco Selmo Fernandes Alves

A Produção Integrada (PI) no segmento animal vem sendo estimulada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) nas diversas regiões brasileiras. A PI é uma forma coordenada e qualificada de produção que se propõe a organizar a base produtiva em todas as etapas do processo através da capacitação de técnicos multiplicadores e produtores inovadores, da preservação do meio ambiente, da higiene e segurança do trabalhador, da rastreabilidade dos procedimentos, da viabilidade técnico-econômica da unidade produtiva, da saúde e bem-estar animal, integrando os elos da cadeia produtiva, desde a produção até a comercialização.

É baseada no uso das Boas Práticas Agropecuárias (BPAs) na propriedade e com o produtor, priorizando métodos ecologicamente mais seguros, minimizando os efeitos indesejáveis do uso de agroquímicos, para aumentar a proteção do ambiente e da saúde das populações. As BPAs definidas em normas e diretrizes possibilitarão acompanhar e monitorar as atividades produtivas, bem como fixar padrão de qualidade e identidade de produtos de caprinos e ovinos por meio de registro nas instituições cadastradas e oficiais, contribuindo para valorização e desenvolvimento da agroindústria relacionados a esses animais.

Garantir a organização dos produtores de caprinos e ovinos é melhorar os padrões de produção, desde animais de qualidade e saudáveis a alimentos seguros. O planejamento e a organização na propriedade de caprinos e ovinos inovando para a qualidade é dever de todos.

A Instrução Normativa n.º 20 do Mapa, preconiza que os produtos e alimentos obtidos a partir de um Sistema Agropecuário de Produção Integrada devem considerar os impactos que as tecnologias exercem sobre o ambiente especialmente no sistema solo, água e produção. Além do mais, a qualidade dos produtos/alimentos obtidos a partir da PI deve ser avaliada com base nas características físicas, químicas e biológicas, dos recursos naturais locais e dos processos desenvolvidos em todas as etapas da cadeia produtiva.

A implantação, acompanhamento e monitoramento da PI para a produção de caprinos e ovinos como modelo de organização dos produtores deve ser gradativa e focada, com adesão voluntária dos produtores, adequação dos produtores e das propriedades em todos os quesitos que se segue: capacitação, gestão e planejamento da produção, preservação do meio ambiente, impacto social, sustentabilidade e rastreabilidade.

Os quesitos citados acima da PI referem-se expecificamente a um foco; conscientização dos produtores de caprinos e ovinos na busca de conhecimentos para a melhoria da produção, da sua organização, sendo estes, fatores de inovação para os sistemas de produção e comercialização destes pequenos ruminantes. Estes passos da PI para os produtores de caprinos e ovinos exigirão esforços de todos, os envolvidos e que serão plenamente compensados, inicialmente pelas etapas de um processo educativo, de desenvolvimeto humano, agregração de conhecimentos, de temas, e posteriormente pela integração de pessoas e instituições.

O projeto da PI de caprinos e ovinos vem sendo implantado no município de Tauá, no Estado do Ceará, cujos resultados iniciais vem demonstrando uma melhoria siginificativa do nível tecnológico da produção dos animais e um aumento dos rebanhos. Outros ganhos relacionados referem-se ao maior nível de escolaridade, da capacidade empreendedora, do planejamento e gestão da unidade produtiva e de pontos fortes encontrados, como, suporte forrageiro e genético.

A PI de capinos e ovinos se consolidará como uma ferramenta para o desenvolvimento destas cadeias produtivas na promoção da qualidade, da organização dos produtores e, em momento breve, o reconhecimento de produtos originário para indicação geográfica. As vantagens da adoção da PI serão de notória importância nos aspectos direcionados a agregação de valor, novos mercados, alimentos seguros e de qualidade, sustentabilidade e certificação.


Médico veterinário e pesquisador da Embrapa Caprinos e Ovinos - Sobral/CE

E-mail: selmo@cnpc.embrapa.br


Fonte: Embrapa Caprinos e Ovinos
















© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r