Boa noite!
22/09
 

Artigos

Voltar
Quinta-feira, 10 de dezembro de 2009 - 19h54m

Educação > Treinamento

Educação sustentável para o desmatamento zero



Imagens

Omar Hennemann

Foto: Divulgação / CNA



Por Omar Hennemann

Estamos vivendo um momento decisivo. Personalidades de diversos países estão em Copenhague, na Dinamarca, para discutir o futuro do meio ambiente do planeta. A agricultura pode ser um dos setores mais afetados pelas mudanças climáticas, mas pode também contribuir para a redução das emissões de gases do efeito estufa. Por isso, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) estão envolvidos com a COP 15, evento que tem o potencial de resultar em reais estratégias de trabalho, e não somente intenções.

Em momentos assim, refletimos sobre nosso papel. O Senar completou 16 anos de realizações que muito nos orgulham. O futuro, olhamos com otimismo e vontade de trabalhar. Como toda instituição que passa por um processo de amadurecimento, vivemos uma nova fase, bonita e transformadora, que apresenta resultados significativos que agora colhemos.

É a partir da nossa missão institucional que queremos debater e criar mecanismos para colaborar com os acordos que serão firmados na COP 15. Temos o compromisso de formar as pessoas que constroem um Brasil melhor todos os dias por meio do agronegócio e desenvolver ações que melhorem a vida no campo fomentando a produção sustentável, a gestão racional da empresa rural e a responsabilidade social.

Por isso, em nossos cursos de formação profissional sempre abordamos temas como desmatamento zero, meio ambiente, reflorestamento, saúde e segurança do trabalhador, legislação ambiental, sanitária, trabalhista, entre outros.

Nesses cursos passam anualmente mais de um milhão de pessoas. Os conteúdos estão focados no desenvolvimento humano e eficiência da atividade rural e contemplam não somente os produtores, mas também os trabalhadores e seus familiares.

“Aprender a fazer fazendo” é o princípio metodológico do Senar, que pressupõe que a atividade prática é de vital importância à aprendizagem. Para isto, os locais escolhidos para a execução das ações estão sempre relacionados a uma situação real de trabalho, onde os treinados participam ativamente das ações mobilizando os conhecimentos, habilidades e atitudes adquiridas de forma a desempenhar as atribuições profissionais com competência e segurança, alcançando os níveis esperados de produtividade e de sustentabilidade.

Os agentes do Senar envolvidos no processo de formação profissional e promoção social do cidadão do campo, mobilizadores, supervisores, instrutores e técnicos são capacitados freqüentemente na metodologia educacional desenvolvida e difundida pela instituição. Esta estratégia garante os níveis padrão de qualidade da atuação nacional.

Por outro lado, e ao mesmo tempo, exercitamos a nossa Responsabilidade Social. Atuamos na área da Saúde, Artesanato, Cultura, Esporte e Lazer, Educação Ambiental e Apoio às Comunidades Rurais.

Anualmente, mais de 400 mil pessoas participam de cursos que visam ao desenvolvimento de aptidões pessoais e sociais. Os programas especiais proporcionam conhecimento, troca de experiências e construção da auto-imagem em todos os Estados brasileiros.

O Senar, sempre em consonância com as legislações ambientais, fundiárias, trabalhistas e sanitárias, abriu caminhos para melhoria de vida de muitas famílias, e busca a cada dia novos rumos para oferecer a capacitação profissional e a promoção social necessárias ao crescimento, dinamismo e grandiosidade do Brasil.

Acreditamos no futuro e queremos fazer sempre mais, para possibilitar às crianças, jovens, homens e mulheres que moram no campo o resgate dos direitos inerentes a todos os cidadãos do país e a preservação do meio ambiente em que vivemos.

Assim, vamos cumprindo o nosso papel.


Secretário Executivo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural  (Senar) - Brasília/DF

E-mail: senar.gabinete@senar.org.br


Fonte: CNA
















© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r