Boa tarde!
19/07
 

Artigos

Voltar
Segunda-feira, 28 de dezembro de 2009 - 19h34m

Pesquisa > Frutas

Cambuí, uma delícia nativa



Imagens

Cambuí

Foto: Embrapa



Por Ana Veruska

Dentre as espécies de frutíferas nativas brasileiras pouco conhecidas e que são fontes de nutrientes, encontra-se o cambuí (Myrciaria tenella O. Berg), uma Myrtaceae, que ocorre do Maranhão ao Rio Grande do Sul, estendendo-se até a Argentina.

Além de poder ser utilizada no paisagismo e sua madeira ser empregada para mourões, cabos de ferramentas e lenha, representa um recurso medicinal importante, sendo utilizada no tratamento de herpes, brotoejas, cólica, diarréias, entre outras. Seus frutos são bagas globosas, brilhantes, contendo uma ou duas sementes. Há grande variabilidade dentro da espécie, sendo possível diferenciar os indivíduos pela coloração de seus frutos (roxa, vermelha e amarela).

A Embrapa Tabuleiros Costeiros deu início a estudos preliminares quanto aos atributos de qualidade e caracterização genética da espécie utilizando marcadores moleculares.

Os frutos de coloração roxa destacaram-se dos demais quanto ao teor de sólidos solúveis (16,31 °Brix) e conteúdo de vitamina C (170,21 mg.100g-1MF), confirmando que a composição físico-química dos frutos do cambuizeiro o torna uma opção atraente para consumo, sendo necessário o incremento no conhecimento científico sobre a espécie.


Pesquisadora da Embrapa Tabuleiros Costeiros - Aracaju/SE
E-mail: anaveruska@cpatc.embrapa.br


Fonte: Embrapa Tabuleiros Costeiros
















© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r