Boa tarde!
10/12
 

Artigos

Voltar
Quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010 - 12h28m

Marketing Rural > Produtos Orgânicos

A construção da marca Brasil para produtos orgânicos no exterior



Por Clauber Carvalho

O Projeto Organics Brasil é uma ação conjunta da iniciativa privada (Instituto de Promoção do Desenvolvimento e da Federação das Indústrias do Estado do Paraná) e Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que trabalha com empresas associadas de exportação de orgânicos, um mercado que movimenta no mundo cerca de US$ 45 bilhões/ano.

O trabalho de comunicação está lastrado em material institucional, publicidade em veículos de comunicação segmentados na Europa e América do Norte, relacionamento com imprensa, com três vertentes de mensagens convergentes:

Organics Brasil: Organic by Name, Organic by Nature: a comunicação do Organics Brasil gira em torno da órbita que o nosso país é orgânico por natureza. Esse é o slogan, esse é o posicionamento.

Organics Brasil: Brazilian Organic Companies:
a marca Organics Brasil precisa ser explicada, para não ser confundida com uma marca de produto. Desta maneira o tagline, ou complemento de marca, ajuda na percepção e entendimento da marca, que reúne os principais player do segmento, que são as empresas brasileiras produtoras de orgânicos.

Organics Brasil: Organics for the world: essa é a mensagem chave que assina a atual campanha. O Brasil com toda a sua grandeza, diversidade, percebido como um país de natureza exuberante, é capaz e tem vocação para exportar produtos orgânicos para o mundo inteiro.

O nosso bordão é o mapa do Brasil trabalhado gestualmente, de uma maneira alegre, colorida, descontraída e ao mesmo tempo organizada, para ajudar a iconizar o país de uma forma gráfica diferente da nossa bandeira. Reforçar a importância, tanto econômica quanto geográfica, que ele ocupa no planeta. Trazer este olhar do mundo dos negócios mais para o hemisfério sul e dar valor ao nosso pais que já emergiu em muitas áreas e setores.

Todo material Organics Brasil sempre estará permeado de uma atmosfera que é possível fazer bons negócios, com seriedade, sem ser sisudo. O Catálogo Organics Brasil de produtos é assim, da mesma forma os estandes, anúncios, materiais promocionais como sacolas, folders, o site que está sendo reformulado etc.

Vender uma marca país não é uma tarefa fácil, ainda mais um país multifacetado, Brasis como dizia Guimarães Rosa. O Brasil não precisa, e não teria como, ter uma marca única, até por sua característica de ser tão diverso.

O importante, acredito, é que cada setor encontre sua maneira própria de se comunicar para o mundo, e ocupe um lugar com seus diferenciais, se posicionando de uma forma profissional com um ingrediente ou outro deste nosso tempero que tanto tem instigado o nosso público comprador.


Publicitário e diretor executivo da Cobi Design - Curitiba/PR
E-mail: cobi@cobidesign.com.br


Fonte: Página Rural
















© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r