Bom dia!
17/12
 

Artigos

Voltar
Quinta-feira, 25 de março de 2010 - 15h32m

Agronegócio > Cooperativismo

2009, um ano desafiador



Imagens

Romeo Bet

Foto: Divulgação



Por Romeo Bet

Ao iniciar o primeiro ano de nosso mandato na presidência da Cooperativa Agroindustrial Alfa, tivemos certeza de que a superação teria que ser lembrada e praticada em muitos momentos. A turbulência econômica e a estiagem na agricultura seriam grandes desafios para a Cooperalfa e seus 15 mil associados.

Porém, o bom entrosamento da equipe interna, os frequentes treinamentos e motivações e a assimilação das estratégias pelos associados, fizeram com que chegássemos em dezembro com boa parte das expectativas atendidas. Continuamos fazendo aquilo que a Cooperalfa fez ao longo de mais de quatro décadas: desenvolvimento do quadro social, manutenção de uma boa estrutura de capital e solidez financeira para gerar confiança dos associados e do restante da sociedade, atenção criteriosa aos gastos, equilíbrio na aplicação de recursos em investimentos e assim entramos em 2010 com boas perspectivas.

Embora menor e diferente daquilo que havíamos planejado, a rentabilidade geral da Cooperalfa foi positiva em 2009 em 2,2%, contra 5% em 2008. As indústrias e as atividades de consumo proporcionaram excelente suporte para um ano difícil. Tivemos um período complicado em relação às atividades ligadas à suinocultura, leite e os estoques caros de insumos.

Ainda em 2009, o menor crescimento econômico e a queda nas exportações, afetaram significativamente o desempenho das agroindústrias e isso de certa forma nos atingiu. Com a recuperação do mercado mundial, há indicativos que esse cenário possa melhorar doravante.

Em 2010 vamos trabalhar para solidificar nossa expansão, desenvolver atividades que agreguem valor, negociar insumos e produção que propiciem customização em favor do associado, sem perder de vista a solidez conquistada. Não abriremos mão de manter a assistência técnica profissional e programas sociais, a exemplo da distribuição da Cota-Capital, tão valorizados por nossas famílias cooperadas. Vamos trabalhar no aperfeiçoamento de nossa sociedade, sem cometer excessos, com foco no bom atendimento do quadro social e clientes.

Externamente, os últimos os governos ampliaram as redes asfálticas entre os municípios, nos apoiaram nas ações coletivas em benefício do homem do campo, e facilitaram o acesso ao crédito para a aquisição de equipamentos e insumos. Por outro lado sugerimos que possam entrar na pauta dos governos, assuntos como a redução da carga tributária, o aperfeiçoamento da legislação trabalhista (sobremaneira a rural) e os trabalhos em programas que gerem maior ganho ao setor agropecuário e toda sociedade. Fechamos 2009 com faturamento global de R$ 1 bilhão, 5,7% menor que 2008, mas com a estrutura operacional enxuta e totalmente comprometida.

Por fim, agradecemos aos nossos associados pela confiança depositada nesses primeiros 12 meses de comando, aos colaboradores pela dedicação e aos demais produtores rurais, clientes, fornecedores pela parceria com a Cooperalfa. Excelente década a todos!


Presidente da Cooperativa Agroindustrial Alfa (Cooperalfa) - Chapecó/SC
E-mail: bet@cooperalfa.com.br


Fonte: Cooperalfa
















© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r