Bom dia!
13/12
 

Artigos

Voltar
Quinta-feira, 08 de abril de 2010 - 17h40m

Eventos > Outros

Tecnoshow Comigo, tecnologias e muita informação em Goiás



Por Antonio Chavaglia

A nona edição da Tecnoshow Comigo está no ar há um bom tempo, porque não dizer imediatamente após o fim da oitava (em 2009). Ali já começava o planejamento de 2010. Diversos investimentos em melhorias foram feitos no Centro Tecnológico Comigo (CTC), buscando dar o maior conforto possível a quem nos honrar com a visita. 

À medida que o evento deste ano se aproximava, notava-se o entusiasmo nos hotéis, nos restaurantes, nas ruas, no semblante das pessoas. Afinal, a Feira movimenta Rio Verde e as cidades vizinhas, gerando serviços, emprego e renda. Informações nos chegam de vários estados, dando notícia desta importante vitrine tecnológica, o que nos permite afirmar que ela já é conhecida em quase todo o país, para orgulho de nossa gente. Sim, porque ela nasceu do empreendedorismo, da coragem, de parcerias entre pessoas idealistas e com a mente centrada na inovação e no progresso.

Nesta edição de 2010, vamos superar as expectativas, com certeza. O expositor enxerga na Tecnoshow Comigo  uma ótima oportunidade para divulgar seus produtos. E de fato é mesmo, pois a Feira ganhou uma dimensão que transpõe as fronteiras da região Central do Brasil.

Assim, esperamos cerca de 350 expositores e mais de 60 mil visitantes de várias regiões brasileiras. Segmentos como máquinas, implementos, equipamentos, insumos, veículos, animais, entre outros estarão representados. Os produtores e demais visitantes participarão de palestras, verão animais de várias espécies, testemunharão as dinâmicas de pecuária e de máquinas observando cada detalhe, e conhecerão as novidades dos mais de 20 plots agrícolas (porções de lavouras plantadas), além de trocar informações com pesquisadores.

Aliás, esta é a grande preocupação da Comigo, ou seja, mostrar as novas tecnologias e tendências da agropecuária. Em momentos onde prevalece a cautela, como nos dias atuais quando EUA, Brasil e Argentina colheram uma grande safra de soja respingando nos preços e trazendo-os para baixo, temos que municiar o produtor rural de informações.

A atual conjuntura econômica internacional coloca o mercado em compasso de expectativa. A produção de grãos no mundo atinge patamares que superam a demanda do mercado. 

Este ano teremos mais dificuldades com a comercialização da safra do milho, caso o governo federal não adote políticas para que o produtor tenha opções. Este é um sério problema que teremos que enfrentar.

A boa notícia é que desenha-se um quadro positivo no setor da industrialização láctea.

Uma nova possibilidade vem surgindo no horizonte, após algumas rodadas de discussões, envolvendo diretores de diversas cooperativas brasileiras. De janeiro para cá a Itambé, Minas Leite, Cemil – que são três centrais mineiras – a Confepar do Paraná mais a Centro Leite de Goiás, da qual a COMIGO é uma das fundadoras, se reuniram e decidiram estudar a possibilidade de uma aglutinação para a criação da Nova Central Láctea (NCL), que se for de fato concretizada passará a ser a maior empresa e indústria do ramo lácteo no País, com capacidade de receber 7 milhões de litros de leite por dia, tornando-a na maior do País.

Se não houver uma união do setor e aglutinarmos forças para a industrialização, as cooperativas não terão condições de sobreviver como indústria de leite e seus derivados.

É justamente por quadros como o deste ano que, sempre otimistas, acreditamos que alternativas surgem a todo o momento e o produtor necessita acompanhar a evolução dos acontecimentos. Apostar em novas técnicas e tecnologias para contornar os obstáculos, investindo em gestão do negócio, apresenta-se como uma boa saída.

O visitante da Tecnoshow Comigo poderá ver o lançamento de novas variedades de soja, milho, sorgo entre outras culturas, o manejo de pragas e doenças, o aperfeiçoamento genético de rebanhos, ações voltadas para a preservação do meio ambiente, além de assistir a palestras técnicas e de mercado, focando os cenários internacionais e seus reflexos no Brasil. Amparado por tudo isso, o produtor certamente estará mais seguro para tomar decisões, e é isso que a Cooperativa deseja.

O público poderá visitar ainda o Circuito Ambiental, que terá 50 cenários auto-explicativos sobre o consumo consciente de alimentos, e o Espaço Cultural, que este ano prestará uma homenagem aos 35 anos de trabalho desempenhado pela nossa Cooperativa, a Comigo.

Sucesso a todos e aproveitem a Tecnoshow Comigo, uma grande vitrine de tecnologias e um extenso balcão de informações.


Presidente da Comigo - Rio Verde/GO

E-mail: chavaglia@comigo.com.br
www.tecnoshowcomigo.com.br


Fonte: Comigo
















© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r