Boa noite!
18/12
 

Artigos

Voltar
Segunda-feira, 07 de abril de 2003 - 10h11m

Animais > Suínos

Alternativas para os dejetos na suinocultura.



As alternativas propostas a seguir são importantes para que os nutricionistas de suínos, e talvez os nutricionistas que trabalham com outras espécies, possam reduzir o problema da poluição ambiental dos dejetos animais. A maioria delas promove conjuntamente melhoria no desempenho e qualidade das carcaças dos animais além de reduzir, em muitos casos, o custo de produção.



1. Continuar a buscar a melhoria da eficiência alimentar e do aumento de produtividade por produtor, pois estão diretamente relacionados à redução da quantidade de dejetos produzidos.

2. Incrementar o uso de valores de disponibilidade de nutrientes dos alimentos utilizados nas formulações de dietas. Nesse particular, são imprescindíveis novos investimentos em pesquisa com a finalidade de obter valores mais precisos e sua predição por métodos rápidos e de fácil uso pelas indústrias de rações.

3. Melhorar o conhecimento das exigências nutricionais dos suínos, concentrando-se no genótipo, no sexo e nos fatores que afetam o consumo de ração.

4. Formular as dietas com maior precisão, buscando-se o atendimento das exigências nutricionais e evitando-se o uso indiscriminado de "margens de segurança".

5. Reduzir o sal das dietas, de maneira a atender apenas os níveis exigidos de sódio. Formular para sódio e não fixar um valor para sal nas matrizes de exigências durante a formulação das dietas. Essa medida, além de reduzir a excreção de sódio, promove redução do consumo, excreção de água e volume de dejetos produzidos.

6. Empregar o conceito de alimentação em múltiplas fases e sexos separados.

7. Utilizar, dentro do possível, alimentos com nutrientes de alta digestibilidade.

8. Evitar o uso de altos níveis de cobre e zinco como promotores de crescimento e no controle da diarréia.

9. Aumentar o uso de fontes de minerais com maior disponibilidade, como os quelatos orgânicos.

10. Utilizar enzimas nas dietas, desde que apresentem resultados que comprovem a sua eficiência.

11. Utilizar a técnica da restrição alimentar em suínos na fase de terminação.



A questão dos dejetos suínos não se constitui apenas num problema que envolve o setor produtivo de suínos. Ela tem inter-relação com todas as atividades que de certa forma afetam a qualidade da natureza que temos ao nosso redor. Assim, regiões onde há problemas de emissões de resíduos industriais, alterações no sistema ecovegetal, contaminações da natureza com dejetos urbanos e aqueles produzidos por outras espécies animais podem tornar mais complexo o problema.



Essa questão deve ser tratada amplamente pela sociedade de maneira técnica, sem apegos particulares, visando a qualidade de vida das populações, o atendimento dos anseios do consumidor e o desenvolvimento sustentável de nossa Agricultura.


Fonte: Ambiente Brasil
















© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r