Boa noite!
25/09
 

Artigos

Voltar
Segunda-feira, 09 de junho de 2003 - 01h02m

Agricultura > Sementes

CESM/RS em tempo de renovação



A Comissão Estadual de Sementes e Mudas é atualmente constituída por 14 Instituições que representam o ensino, a pesquisa, os produtores e comerciantes, entidades de classe, assistência técnica, laboratórios de análises de sementes, e outras, tanto públicas como privadas que estão envolvidas direta ou indiretamente com o setor sementeiro.

A Cesm-RS, de acordo com o que estabelece o seu Regimento Interno, tem como principal finalidade o assessoramento à Secretaria da Agricultura e Abastecimento através do Departamento de Produção Vegetal, responsável pela Certificação e fiscalização de Sementes e Mudas.

Cabe, portanto, a Cesm-RS subsidiar a Política Estadual de Sementes e Mudas, sugerir prioridades que devem ser observadas no programa de sementes e mudas, sugerir alterações nas normas e padrões para a produção de sementes, promover treinamentos, organizar eventos relativos a sementes e mudas, estabelecer premiações a produtores de sementes que se destacaram nas atividades ligadas ao setor, e outras.

Portanto, a Cesm-RS tem uma importância muito grande na condução do Sistema de Produção de Sementes e Mudas no RS.

O RS foi o berço do Sistema de produção de Sementes do país. Aqui nasceu a denominada Semente "Fiscalizada", adotada pelos demais estados da federação.

Nossas condições de clima e solo aliadas a boa infraestrutura de armazenagem e beneficiamento, programas fortes em melhoramento, instituições voltadas para a capacitação na área de sementes, fizeram com que o Rio Grande do Sul fosse um dos maiores produtores de sementes do país e também grande exportador para outros estados.

Por diversas razões nosso estado começou a perder seu espaço na produção e comercialização de sementes, que hoje estão em queda livre, em razão da baixa taxa de utilização de sementes das classes Certificada e Fiscalizada. Como exemplo podemos citar a Sementes de Soja em que a taxa de uso não deve ultrapassar a 30%, Trigo ao redor de 70%, arroz 50%, feijão não mais do que 3%.

Com estas baixas taxas de uso de sementes, a indústria sementeira vem atravessando uma situação bastante difícil com alto grau de desmotivação, sendo que muitos produtores já desistiram da atividade.

São necessárias ações para a recuperação do setor, pois "um estado ou país, sem um forte programa de produção de sementes não poderá desenvolver uma agricultura altamente produtiva" (James Delouch e Howard Potts).

O RS, que já exportou sementes de forrageiras para outros países, hoje importa, do Uruguai o Azevém, o Cornichão, a Festuca, a Pensacola e o Trevo. O Sorgo Forrageiro dos EEUU e Austrália e a Alfafa do Chile. Atualmente importamos um volume de, aproximadamente 1000 ton/ano de sementes de forrageiras ao valor de 1.000.000 US$.

O Estado também já se destacou como grande produtor e exportador de sementes de hortaliças para outras unidades da federação. Este setor também precisa ser fortalecido.

O caso das mudas frutíferas é preocupante. O RS está preparando seu Programa de Fruticultura, que para bom êxito dependerá de uma ação muito forte do governo do estado, no sentido de organizar e estimular o setor.

O Estado, necessitará de milhões de mudas de citrus, (hoje importa de São Paulo e Uruguai) morango (da Argentina e Chile), para atender os produtores que irão se dedicar a esta atividade que promoverá o desenvolvimento de algumas regiões do estado.

O Estado precisa de um Programa Estadual de Sementes e Mudas, cuja proposta já foi encaminhada ao Senhor Secretário da Agricultura. Este Programa irá com toda a certeza alavancar a produção de sementes e mudas de alta qualidade que irá beneficiar seus usuários.

A Cesm-RS se dispõe, sob a coordenação da Secretaria da Agricultura, a colaborar na formatação do Programa Estadual de Sementes e Mudas para o RS


Fonte: Crea/RS
















© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r