Boa noite!
22/09
 

Artigos

Voltar
Quarta-feira, 09 de julho de 2003 - 09h46m

Animais > Suínos

O fim de uma Era



Por Paulo Sérgio Kappel *

O encerramento das atividades do Frigorífico Chapecó em Santa Rosa, não representam apenas mais uma indústria que fechou as portas, mas sim, o fim da “era Prenda”. Essa indústria, por mais de quatro décadas, liderou o desenvolvimento da suinocultura na região e no RS. Suas granjas serviram de centros de experimentação da produção de suínos. Desde suínos ao ar livre, criação sobre piso sarrafeado, celas parideiras, creches elevadas, até a importação dos primeiros híbridos do Estado. A primeira Estação de Avaliação de Suínos do Brasil, foi construída em Santa Rosa, em terreno doado pelo Prenda. O primeiro Block - Test de Porcinos do Brasil, foi realizado nas dependências do frigorífico, mostrando que era possível produzir porco-carne em 1964. Posteriormente, foi instalada a primeira criação em três sítios do Estado, com gestação e maternidade numa granja, creche em outra (por onde passavam, por ano, 80.000 leitões desmamados aos 13 dias) e por último, uma terminação (com rações líquidas comandadas por computador), onde eram engordados 20.000 suínos por ano. Os 60.000 leitões restantes, eram terminados pelos criadores integrados.

Isso tudo terminou com o fechamento da indústria, que tinha o maior abate de suínos do Estado. Quantificando em números, o que representa por ano para a região, chega-se a um valor mínimo, de sessenta milhões de reais. Mais de mil funcionários sem trabalho, como mão-de-obra direta. Como mão-de-obra indireta, existem os freteiros de suínos, ração, lenha, produtos industrializados, dejetos. Além disso, existem todos os agricultores que produziam 180.000 suínos por ano.

Além dos recursos que deixaram de ser produzidos na região, há que considerar o aspecto moral, a queda de entusiasmo, a apatia que atinge os desempregados e os suinocultores endividados. Mesmo que a situação da suinocultura melhore, essas marcas irão perdurar por longo tempo.

* Agrônomo e assistente técnico regional da Emater/RS


Fonte: Patricia Kolling / Emater/RS
















© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r