Bom dia!
26/09
 

Artigos

Voltar
Terça-feira, 02 de setembro de 2003 - 17h19m

Agronegócio > Agronegócio

Cenário para produção de leite no RS



O Brasil reduziu em 63,1% o volume de importações de produtos lácteos entre janeiro e agosto deste ano. Nos primeiros oito meses de 2003, as importações de lácteos somaram 56,4 mil toneladas; frente a 153,1 mil toneladas registradas entre janeiro e agosto de 2002. Levando-se ainda em conta que nos últimos dois meses houve um forte aumento das exportações e os preços médios do varejo continuam estáveis, não há espaço para a redução dos preços pagos ao produtor, conforme temos verificado recentemente em pleno período de entre-safra , sob o risco de desistimular o produtor e reduzir o volume de produção no próximo ano , conforme ocorreu em 2001.

O volume total que deixou de ser importado, equivalente a 617 milhões de litros representa cerca de 3% do total de leite produzido no país em 2002, que foi de 20,4 bilhões de litros. Este ano o Brasil deverá produzir um total de 21,3 bilhões de litros, caso não haja depreciação de preços ao produtor , conforme projeções da CNA. O consumo interno é estimado em 22,2 bilhões de litros para este ano.

No acumulado de janeiro a agosto deste ano, o total exportado chega a 23 mil toneladas de lácteos, queda de 6,6% na comparação com as 24,6 mil toneladas exportadas entre janeiro e agosto do ano passado. O atual cenário para o mercado de lácteos indica recuperação do ritmo de exportações no acumulado total dos 12 meses do ano, com grandes possibilidades de fecharmos excelentes contratos nos próximos meses. Também deveremos ter a menor importação de lácteos da história, porém esse cenário somente se consolidará se não houver queda de preços pagos ao produtor, o que geraria forte retração na oferta de leite.


Fonte: Fernando Heemann
















© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r