Boa tarde!
19/11
 

Artigos

Voltar
Sábado, 06 de setembro de 2003 - 08h25m

Agricultura > Trigo

MIP Sementes com Terra de Diatomáceas



Por Irineu Lorini *

A qualidade das sementes, em especial a qualidade fisiológica, pode ser afetada pela ação de diferentes agentes. Entre eles, as pragas, em especial, os gorgulhos e traças, podem ser grandes responsáveis pela deterioração da massa de sementes armazenadas. Através de procedimentos simples, o produtor de semente pode assegurar a preservação da qualidade do produto, evitando o ataque de pragas nos grãos desde o recebimento, durante o processamento e a armazenagem e até o momento da comercialização.

O programa MIP Sementes, desenvolvido pela Embrapa Trigo, prevê o uso de medidas de limpeza e higienização da unidade de beneficiamento de sementes (UBS), o conhecimento das pragas, do potencial de destruição e de medidas de controle, o adequado monitoramento das sementes e o gerenciamento adequado da unidade, que permitirão ao produtor de semente evitar ataques e danos associados a pragas que se desenvolvem nas sementes e delas se alimentam.

A terra de diatomáceas é um pó inerte proveniente de algas diatomáceas fossilizadas que mata as pragas das sementes pela dessecação, sendo assim um inseticida, que misturado, com máquina específica, na dose de 1,0 kg/t de semente irá protegê-la durante todo armazenamento. Os insetos que vierem a atacar as sementes entrarão em contato com o produto e morrerão por dessecamento.

Tem as vantagens de ser um produto não tóxico, controlar as diversas pragas ao mesmo tempo e ter uma ação duradoura atuando durante toda a safra com apenas uma aplicação inicial. Para uso dos produtores de sementes existem duas marcas comerciais do produto à base de terra de diatomáceas, devidamente registradas, que são Keepdry e Insecto, ambos a 1,0 kg/t de grãos. Podem ser usados para as sementes de trigo, milho, cevada, feijão e arroz.

* Pesquisador do Centro Nacional de Pesquisa de Trigo, Embrapa Trigo, Caixa Postal 451, 99001-970 Passo Fundo, RS. E-mail: ilorini@cnpt.embrapa.br; www.cnpt.embrapa.br/armazena


Fonte: Embrapa Trigo
















© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r