Boa noite!
18/12
 

Artigos

Voltar
Domingo, 07 de setembro de 2003 - 10h42m

Agronegócio > Agronegócio

Cuidados ao adquirir terras no norte do país



Dicas úteis para adquirir seu imóvel

Faremos a seguir alguns comentários em linguagem
bem simples para orientar os Leitores que queiram adquirir terras no Norte do Brasil.


1 – QUANTO A REGIÃO

1.1 – No Norte do Brasil, Estados do Tocantins, Maranhão e outros, há muitas terras que se apropriam a pecuária, bem como ao plantio de soja e outros.

1.2 – O clima é definido: Chove com regularidade nos meses de novembro, dezembro, janeiro, fevereiro, março. Em abril, maio, setembro e outubro chove muito pouco , em junho, julho, agosto nada.

1.3 – Para se visitar os Estados no intuito de comprar terras, o melhor período é de maio a outubro. Onde houver água nestes meses e capim verde é porque tem água o ano todo. Em novembro a março tem água em qualquer lugar. Se queres te dedicar a pecuária procure uma fazenda que tenha varjão e outra parte mais alta. Nas chuvas leve seu gado para o alto e na seca para as baixadas (Varjões).

1.4 – Cuidado! se queres plantar soja, cultura esta que na florada precisa de chuva, há algumas regiões onde falta chuva nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro em até 20 dias. Outras regiões o intervalo é de no máximo 10 dias.

1.5 – Observe os BURITIS. O Buriti é uma Palmeira que só cresce onde há água por perto. Quando visitar o norte observe esta Palmeira.

1.6 – Não se preocupe se a terra a comprar não dá mais de 65 a 70% de aproveitamento. Deixe este percentual a reserva legal.



2 – QUANTO AOS SOLOS

2.1 – Na região norte há muitas extensões de areia e pedregulhos. Nas regiões planas, chamadas de chapadões, há manchas de pedregulho e de areia. Não se preocupe, o pedregulho fino e solto dá soja, bem como onde há um tanto de areia.

2.3 – Tome cuidado onde há a “pedra canga”, (Pedra Cupi), Lages, barro branco ou amarelo (melechete).

2.4 – Observe que onde há a taquarinha chamada de ¨TABÓCA” , é terra boa. Nos Estados do Sul, onde há a taquarinha chamada de “Criciúma” é terra fraca.

2.5 – Em muitos lugares poderás observar que aparece areia branca por cima e ao cavar ou abrir um sulco aparece o barro escuro. É terra que tranqüilamente podes plantar soja. A areia nestes lugares veio à tona pelas chuvas, queimadas de muitos anos.

2.6 - Observe as árvores e arbustos. Cerrado muito baixinho, capim ralo, é sinal de terra fraca.

Cuidado ao comprar terras que não são planas. A erosão é terrível. Porém quase todas as propriedades podem ter até 40% de terras que não são planas. Deixe esta para a reserva legal e plante aí árvores e pastos. Só não podes mexer com ela.



3 – CUIDADOS DE QUEM COMPRAR

3.1 – Em primeiro lugar exija a Carteira do Registro no CRECI do Corretor, isto é a primeira garantia e tens como reclamar , bem como exigir ética e responsabilidade. Há muitos “picaretas” “Do trecho” “ Franco Atiradores”, são pessoas que atuam hoje aqui, na verdade estes são CONTRAVENTORES, amanhã em outro lugar e em seu rastro deixam negócios mal realizados. Na hora de reclamar não tens onde. Exija a Carteira de Identidade do Corretor. Confira!

3.2 – Tome cuidado. Não são todos os Corretores com Registro no Conselho (CRECI) que são honestos. Procure saber do seu passado, tradição, consulte referências. Veja se o Corretor tem caráter, família.

3.3 – Cuidado com os documentos das terras que vais comprar. Muitas terras tem mais de um Título, até 2 a 3 escrituras. Exija Certidões Atualizadas, Os Corretores Registrados dificilmente negociam este tipo de imóvel. Veja no INCRA .

3.4 – Não coloque seu dinheiro, conquistado com sacrifício, na mão de qualquer um. Cuide, no norte muitas vezes a Palavra “O BIGODE”, não valem nada. A cultura é diferente da do Sul do Brasil. Aceite somente o que for por escrito e mesmo assim cuidado.

3.5 – Cuidado! Muitos “ briqueiros” estão de “complô” com o próprio dono da terra para dar golpes. Abra bem os olhos.

3.6 – Fique longe de Posses, Posseiros, Títulos Paroquiais. Contratos e procurações desacompanhadas de Escrituras registradas, Certidões atualizadas.

3.7 – Cuidado nos Hotéis e Pousadas, Postos de Gasolina. Quando a placa de seu veículo é do Sul do Brasil, os “picaretas” ficam rondando. Procure alguém sério de preferência conhecidos, recomendados, de tradição.

3.8 – Cuidado principalmente nos Estados do Pará.alguns Municípios do tocantins e do Piauí. Alguns documentos dos imóveis de lá, não são confiáveis. Há muita grilagem, posses e posseiros, Escrituras anuladas, sem falar das ganges e pistoleiros.


Fonte: João Balduino Hoff
















© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r