Boa noite!
25/09
 

Artigos

Voltar
Terça-feira, 09 de setembro de 2003 - 10h18m

Agricultura > Horticultura e Olerícolas

Batata: fonte de alimento, emprego rural e ingressos financeiros



A Região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) foi o berço da produção de batata no Brasil e, ainda hoje, apresenta a maior área cultivada com a cultura no País e o maior contingente de produtores. A batata é uma fonte cada vez mais importante de alimento, emprego rural e ingressos financeiros, podendo contribuir para a alimentação e estabilização social do meio rural, principalmente nos países em desenvolvimento.

É a quarta cultura na ordem de importância no mundo, depois do trigo, arroz e milho, um dos principais alimentos da humanidade, cultivada em mais de 125 países e consumida por mais de um bilhão de pessoas. A produção mundial anual é de 300 milhões de toneladas, em uma área cultivada de 20 milhões de hectares, com uma produtividade de 15 toneladas por hectare.

Na Região Sul do Brasil se colhe, por ano, cerca de 1,2 milhão de toneladas, o que corresponde, aproximadamente, a pouco menos de 50% da produção do País. A região se destaca, ainda, na produção de batata-semente, com produção anual aproximada de 40 mil toneladas, que corresponde a mais de 50% da produção do País. A cadeia produtiva envolve na região, considerável volume de recursos e significativa mão-de-obra. Estima-se que 25 mil famílias se ocupam diretamente na produção.

No Rio Grande do Sul, a produção se concentra no Sul (municípios de São Lourenço do Sul, Pelotas, Canguçu e Cristal); Central (Silveira Martins, Júlio de Castilhos, São Martinho da Serra, Restinga Seca e Ivorá) e Norte/Nordeste/Serra/Hortênsias. A área cultivada no Estado, segundo dados do IBGE é de 39 hectares, em 2000. São Lourenço do Sul é o maior produtor com quatro mil hectares, seguido de Pelotas, com 2,2 mil hectares.

Dados de 1999, indicam a existência de 10.180 famílias no setor, nos principais municípios produtores, e estima-se que 90% têm na batata a sua principal fonte de renda. São Lourenço registra 1,8 mil produtores e Pelotas, 1,3 mil.

Propriedades
A batata é um dos alimentos mais completos, fonte de proteína de alta qualidade, vitaminas e sais minerais, além de proporcionar energia oriunda dos carboidratos. Em termos nutricionais, 100 gramas de batata suprem cerca de 10% das necessidades recomendadas de proteína para uma criança, ou 10% da demanda de tiamina, niacina, vitamina B6, ácido fólico e 50% da vitamina C para um adulto.


Fonte: Arione da Silva Pereira e Júlio Daniels/ Embrapa
















© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r