Boa noite!
22/09
 

Artigos

Voltar
Quinta-feira, 08 de abril de 2004 - 13h26m

Outros > Política Agrícola

O triunfo da Aurora



* Por Marcos A. Bedin

A história do cooperativismo brasileiro é marcada por notáveis exemplos de sucesso e, também, como todos os setores da atividade humana, por retumbantes casos de fracasso. Os sucessos tornaram-se paradigmas para gerações de cooperativistas; os fracassos ainda hoje são apontados pedagogicamente como situações a serem evitadas, geralmente decorrentes de distorções de planejamento e de visão mercadológica aliada à inexperiência gerencial.

Um dos exemplos brasileiros mais recorrentes da moderna cooperação é a Cooperativa Central Oeste Catarinense, a Coopercentral Aurora que, ao completar 35 anos de atividades, tornou-se um ícone do cooperativismo verde-amarelo. Uma reflexão sobre essas três décadas e meia permite formatar uma visão da trajetória percorrida.

Em 15 de abril de 1969 um grupo de dezoito lideranças, representando oito cooperativas agropecuárias, fundaram a Cooperativa Central inspirados por um objetivo: a conquista da autonomia e da liberdade. Autonomia para processar industrialmente os produtos do campo e dominar todos os elos da cadeia produtiva; liberdade para atingir os mercados do Brasil e do exterior com marca própria, identificadora de qualidade que, lenta e penosamente, foi ganhando reconhecimento.

A iniciativa daqueles pioneiros representava um salto no processo de evolução do cooperativismo: a região superaria a frágil condição de fornecedora de matérias-primas de origem animal e vegetal para as agroindústrias privadas e passaria a industrializar seus próprios produtos, agregando valor à produção primária.

Estabelecer um moderno parque agroindustrial foi a missão tenazmente perseguida pela Coopercentral nestes 35 anos e materializada, hodiernamente, através de sete unidades de suínos, duas unidades de frango, uma de produção de sucos concentrados, três fábricas de rações, um incubatório, uma unidade de armazenamento de grãos, duas granjas matrizes de aves, quatro granjas-núcleos de suínos, quatro centrais de inseminação artificial e seis centrais de vendas.

A Aurora foi além da industrialização ao estruturar um dinâmico e integrado sistema produtivo que interage 53.000 produtores rurais de 16 cooperativas agropecuárias com os 8.000 empregados em suas unidades. Esse colosso produtivo processa anualmente 2,47 milhões de suínos, 87,5 milhões de aves e 41.000 toneladas de frutas, obtendo receita operacional bruta da ordem de R$ 1,3 bilhão de reais.

Há algo mais importante – embora intangível - por trás desses números altissonantes: a doutrina cooperativista que emoldura todas as ações, a conquista do bem-estar para milhares de famílias rurais, emprego digno para famílias urbanas, um relacionamento fraternal entre as unidades da Aurora e as comunidades envolventes e, no âmbito do mercado, os produtos de qualidade que o brasileiro habituou-se a consumir.

A natureza cooperativista da Coopercentral exterioriza-se de modo peculiar, por exemplo, no esforço permanente de transferência de tecnologia ao campo, no reinvestimento das sobras anuais, nos programas de responsabilidade social, no engajamento em campanhas de fulcro social etc. Avanços da zootecnia, da medicina veterinária, agronomia, da biologia e microbiologia, da genética, da administração rural, etc., são adequadamente transferidos ao campo para elevar os padrões de produção e produtividade, com total proteção dos recursos naturais.

A atuação da Coopercentral Aurora revela-se, benfazeja, em milhares de faces e, em todas elas, refletem-se as motivações originais do pioneiro Aury Luiz Bodanese, num compromisso quotidianamente honrado pelos atuais dirigentes José Zeferino Pedrozo, Mário Lanznaster e Luiz Temp, seus diretores, gerentes e demais colaboradores. O triunfo da Aurora reside na lealdade aos valores e princípios que, em 1969, presidiram sua fundação.

* Jornalista/especialista em comunicação social pelo IMS/Umesp


Fonte: Marcos A. Bedin
















© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r