Bom dia!
26/09
 

Artigos

Voltar
Quarta-feira, 08 de setembro de 2004 - 13h06m

Turismo > Rural

Agroturismo, uma valiosa alternativa



* Por Mario Hamilton Villela

No ano passado participei como palestrante de alguns seminários realizados no Estado, versando sobre a cadeia do agronegócio na busca de alternativas para um melhor e maior desenvolvimento para o Rio Grande, especialmente para a Metade Sul.

Nessas oportunidades o tema “novos cenários para o desenvolvimento da agropecuária gaúcha". Entre as sugestões que oferecia, estava, como uma das saídas para a diversificação de nosso processo produtivo, o “Agroturismo". Estar-se-ia, assim, se aproveitando as boas infra-estruturas de muitas de nossas fazendas, colônias ou granjas e desenvolvendo nas mesmas uma atividade totalmente nova e complementar conjugada com as atividades agropecuárias normais do estabelecimento rural.

O turismo rural ou como estão chamando o “Agroturismo”, não exigirá grandes investimentos, pois, o turista que procura esse tipo de lazer, não busca sofisticação, não quer estrutura artificial e, sim quer conhecer e viver o dia-a-dia do cotidiano de uma área rural se hospedando na mesma, convivendo com a natureza com os animais domésticos e com os tratos e lidas da vida do campo. Basta o estabelecimento ter acomodações boas e adequadas para receber o citadino que quer e almeja um contato mais íntimo possível com as atividades rurais, inclusive saborear a culinária típica consumida pelo homem do campo. Quanto mais diversificadas forem as tarefas rurais do estabelecimento agropastoril, mais vocacionado para essa atividade, naturalmente, o mesmo está preparado para tal.
Outros pré-requisitos naturais são a existência de matas nativas diversificadas, grutas, engenhos, cemitérios antigos, arroios, sangas de pedra, rios ou mesmo açudes, além de uma topografia variada, isto é, com um relevo um pouco acidentado, tudo isso facilitará a realização das mais diferentes recreações, caminhadas, cavalgadas e até banhos. A maior diversidade de fauna e flora é preponderante e facilitador para a atividade.

Tudo isso logicamente só será encontrado naqueles stabelecimentos agropastoris que o proprietário rural respeitou a natureza e preservou o meio ambiente. É claro que o estabelecimento tem que estar preparado para tal, inclusive, com mão-de-obra apropriada. E, esta, para a atividade ser efetivamente autentica deve ser, sempre que possível, a da própria fazenda, colônia ou granja. Esta conhece as lidas campeiras tem o seu linguajar típico, inconfundível, o que, aliás, é o que mais chama a atenção do visitante ou turista. Os homens da cidade, principalmente os dos grandes centros urbanos, que são na verdade o que mais procuram esse tipo de turismo tem uma curiosidade aguçada para entenderem e conhecerem de perto a linguagem típica do campo.

O hospede que procura o meio rural deseja efetivamente participar e conhecer todas as atividades diárias desempenhadas dentro de um estabelecimento rural. Por isso que as pessoas que estão dentro da propriedade devem ser as mais autenticas possível, isto é, campeiras conhecedoras das atividades típicas que ali diariamente são desenvolvidas.

O envolvimento dos filhos dos proprietários ou empregados rurais, que nasceram e cresceram nesse meio, nas atividades do “agroturismo" como guias remunerados, é primordial, pois esses adolescentes passarão as crianças e adolescentes dos turistas rurais todas aquelas brincadeiras de crianças características do campo.

Enfim, está aí uma nova e rentável atividade para muitas de nossas propriedades que reunam um mínimo do que aqui está colocado.
Basta vontade, iniciativa e evidente um pouco de capital para adaptar, sem sofisticar a sede e as instalações rurais do estabelecimento agrícola.


*Engº Agrº e Prof. Me. da PUCRS - e-mail: mhvilela@pucrs.br


Fonte: PR
















© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r