Boa noite!
18/12
 

Multimídia > Vídeos

Voltar
Sexta-feira, 30 de novembro de 2018 - 12h34m

RS: em Cambará do Sul, Embrapa Florestas destaca importância do controle e monitoramento da vespa-da-madeira





A bióloga e pesquisadora da Embrapa Florestas, Susete do Rocio Chiarello Penteado, explica os sintomas de ataque da vespa-da-madeira (sirex noctilio) nas árvores e ressalta os danos causados nos plantios de pinus. A praga exótica ingressou no Brasil, pelo Rio Grande do Sul, em 1988.

Os temas foram apresentados, no dia 27 de novembro, na parte da manhã, durante palestra proferida pela bióloga no Encontro Técnico e Dia de Campo sobre controle e monitoramento da vespa-da-madeira.

Susete destacou as medidas de prevenção e controle da vespa. A pesquisadora reforça a importância de práticas de manejo florestal, monitoramento da vespa (instalação de árvores-armadilha e aplicação de amostragem sequencial e sistemática nos plantios), controle biológico (inoculação de árvores atacadas com nematoide, que esteriliza as fêmeas do inseto ) e monitoramento da eficiência do menatóide e da presença de parasitóides da vespa-da-madeira. Na parte da tarde, os assuntos foram demonstrados, em prática de campo, pelo técnico florestal da Embrapa Florestas, Ivan Jorge da Silva.

O vice-presidente da Cadeia Produtiva de Pinus da Associação Gaúcha de Empresas Florestais (Ageflor), Daniel Chies, também foi palestrante no evento. Chies falou sobre os avanços na regulamentação da Lei de Florestas Plantadas no RS e os aspectos legais da medida.

O engenheiro florestal Jorge Farias, coordenador do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria, destacou a importância do evento para o trabalho desenvolvido pelas universidades e órgãos de pesquisa em conjunto com os produtores e empresas do setor florestal. Ainda ressaltou a valor cultural e econômico da produção florestal e do plantio de pinus na região dos Campos de Cima de Serra.

O diretor operacional da empresa Reflorestadores Unidos S.A., Cassiano De Zorzi, salientou a importância da realização do encontro na sede da empresa, que em abril de 2018, completou 50 anos de fundação.

O evento técnico promovido pela Ageflor, na sede da empresa Reflorestadores Unidos, em Cambará do Sul/RS, reuniu mais de 40 produtores, técnicos e pesquisadores de diferentes municípios gaúchos.

Para conferir estudo "Vespa-da-madeira - Biologia, ecologia, danos, monitoramento e controle" acesse https://goo.gl/HR3Hbh

Para ver o vídeo da Embrapa Florestas acesse https://www.youtube.com/watch?v=b7EbHJeqtO8


Fonte: Página Rural








Voltar






© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r