Bom dia!
24/11
 


Notícias

Voltar
Quarta-feira, 23 de setembro de 2009 - 14h10m

Agroinformática > Software

SP: programa de computador da Unesp Araçatuba calcula ração balanceada para animais



Araçatuba/SP

Pesquisadores da área de Medicina Veterinária da Unesp de Araçatuba desenvolveram planilhas eletrônicas que calculam as formulações de rações e de suplementos vitamínicos e minerais de várias categorias de animais.

O programa é gratuito e pode ser baixado pelo computador no endereço: http://www.foa.unesp.br/downloads/categoria.asp?CatCod=4&SubCatCod=138

A planilha eletrônica PPFR (Programa Prático para Formulação de Rações) foi criada para encontrar soluções eficientes para o cálculo das quantidades de alimentos que são necessárias para nutrição dos animais. O software executa o cálculo para a alimentação de frango de corte, poedeiras, codornas, peixes, bovinos de leite e corte, suínos, equinos, ruminantes (gado de corte e leite) e coelhos, entre outros.

O programa também faz formulação de suplementos vitamínicos e minerais, segundo o modelo linear (dietas de custo mínimo) e não linear (dietas de lucro máximo). No caso do gado leiteiro, por exemplo, o programa realiza formulação com base no lucro máximo. Relaciona a ingestão de ração como custo e a produção de leite como a fonte de lucro. A diferença entre a formulação do lucro máximo e produção máxima se torna mais próximas quando o preço do leite aumenta. Quando o preço é baixo e o custo alto, a diferença torna-se mais expressiva entre os procedimentos de formulação.

Na piscicultura o sistema calcula os níveis adequados de aminoácidos, vitaminas e minerais. Os peixes apresentam baixa exigência em energia (tem o sangue frio) e cálcio (não precisam de suporte físico), o que proporcionalmente, precisa elevar os níveis dos teores de proteína e aminoácidos. De acordo com o professor Manoel Garcia Neto, do departamento de Apoio, Produção e Saúde Animal da Medicina Veterinária da Unesp de Araçatuba, “o Brasil é uns dos maiores produtores mundiais de carne. Por esta razão, a formulação de dietas é extremamente importante na economia do sistema de produção, que deseja desempenho, uniformidade, produtividade e maximização do lucro”.

O programa PPFR utiliza o software Excel e permite várias funções como listar, introduzir, alterar e eliminar dados. As dietas formuladas pelo PPFR para aves e suínos seguem as recomendações da Tabelas Brasileiras Para Aves e Suínos, de 2005.


Fonte: Ascom da Unesp - Araçatuba














© Copyright 2014, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r