Bom dia!
25/03
 

Notícias

Voltar
Quarta-feira, 06 de janeiro de 2010 - 11h21m

Eventos > Feira

SP: IV Brasil Certificado promove o manejo florestal e a produção agrícola responsáveis



A IV Brasil Certificado - Feira de Produtos Florestais e Agrícolas Certificados será realizada de 07 a 09 de abril de 2010, em São Paulo.


São Paulo/SP

Interessados em apresentar ou conhecer empresas, produtores e produtos ambientalmente corretos e socialmente justos, devem reservar a agenda para o período de 07 a 09 de abril, quando acontece a IV Brasil Certificado – Feira de Produtos Florestais e Agrícolas Certificados.

Promovida pelo Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola), em parceria com Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia), Amigos da Terra – Amazônia Brasileira, FSC Internacional e Rede de Agricultura Sustentável (RAS), com organização da WR São Paulo, Feiras e Congressos, a IV Brasil Certificado será também um espaço de discussão e de busca de soluções para questões socioambientais.

Criada há cinco anos para promover o setor florestal brasileiro comprometido com a sustentabilidade, fomentando negócios entre os produtores e compradores de produtos certificados, a IV Brasil Certificado de 2010, além de produtos florestais, abarcará também o setor agrícola. O evento será realizado no Centro de Eventos São Luís, em São Paulo.

A primeira edição do evento foi em abril de 2004 e reuniu exclusivamente empresas e comunidades com certificação FSC (Forest Stewardship Council). A segunda edição, em abril de 2006, registrou um aumento na variedade de produtos florestais certificados e os resultados positivos estimularam os organizadores a transformar a feira em um evento bianual.

A III Brasil Certificado foi realizada de 16 a 18 de abril de 2008, no Centro de Eventos São Luis, em São Paulo (SP), e atraiu 2.998 visitantes. Eles visitaram os estandes de 39 expositores que levaram ao evento produtos como madeira, móveis, papel e celulose, livros, painéis reconstituídos, objetos de decoração, brindes e produtos florestais não madeireiros (alimentos, cosméticos, óleos, essências).

A certificação é uma das principais ferramentas utilizadas para garantir a origem dos produtos. Para conquistá-la, empresas e produtores devem seguir rigorosos padrões internacionais para o manejo florestal e para a produção agrícola, contribuindo para a conservação dos recursos naturais e para a promoção de benefícios sociais.

Na feira de 2010 serão apresentados produtores, empresas e produtos com dois tipos de certificação: a do FSC, que define os padrões mundiais para a boa utilização das florestas, e a da Rede de Agricultura Sustentável (SAN – Sustainable Agriculture Network), que garante práticas agrícolas responsáveis.

Além da exposição, o evento também prevê a realização de fóruns de discussão sobre o mercado da certificação no Brasil e no Mundo. Em 2008, esses fóruns foram um espaço em que representantes da cadeia produtiva florestal mostraram como é possível transformar matéria-prima proveniente de florestas certificadas em produtos de consumo consciente e os participantes puderam compartilhar estratégias de compras sustentáveis e casos de sucessos das empresas que incluíram a certificação FSC em suas políticas de compras. Além disso, os fóruns representaram uma oportunidade de aproximar a certificação FSC do público em geral, mostrando casos práticos e próximos à realidade das empresas, dos órgãos governamentais e dos consumidores finais.

Para mais informações sobre o IV Brasil Certificado e saber mais sobre as edições anteriores do evento, visite o site www.brasilcertificado.com.br


Fonte: Assessoria de Comunicação














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r