Bom dia!
17/02
 

Notícias

Voltar
Segunda-feira, 31 de maio de 2010 - 15h54m

Cursos > Outros

BA: inspetores fitossanitários são treinados na Embrapa



Cruz das Almas/BA

Quinze inspetores fitossanitários de mamão do Recôncavo Sul da Bahia participam, nos dias 1º e 2 de junho, de um curso sobre monitoramento de pragas e doenças da cultura na Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Popularmente conhecido como pragueiro, o inspetor fitossanitário é, na fazenda, o funcionário responsável por fazer a ocorrência de todas as pragas das culturas com a finalidade de se estabelecer um conjunto de medidas de controle que diminua o número de aplicações de produtos químicos.
Além dos inspetores, participam técnicos da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical que trabalham com a cultura. Os instrutores são os pesquisadores Nilton Fritzons Sanches, Antonio Alberto Rocha Oliveira, Jailson Lopes Cruz e Hermes Peixoto Santos Filho, os dois últimos também organizadores do curso.

Manejo integrado
O treinamento faz parte do programa de Produção Integrada de Mamão, coordenado pelo pesquisador Jailson L. Cruz. “O monitoramento é uma prática da Produção Integrada de Frutas e visa estabelecer estratégias de manejo integrado de pragas, iniciando o controle químico no momento exato em que os danos começam a aparecer nas plantas”, explica Hermes Peixoto. Como consequência, o produtor tem ganhos econômicos, regula o uso de insumos poluentes e reduz a quantidade de resíduos indesejáveis nos frutos.

No dia 1º, os princípios da produção integrada e da inspeção de pragas, as principais doenças do mamoeiro e as principais pragas e seus inimigos naturais (controle biológico) são os temas abordados. No dia 2, é a vez da aula prática, em campo, com aplicação da metodologia do monitoramento, preenchimento da ficha de campo e demonstração de métodos de manejo integrado.

Produção Integrada
A Produção Integrada é um conjunto de práticas agronômicas que assegura a qualidade e produtividade da cultura, priorizando princípios baseados na sustentabilidade, aplicação de recursos naturais e regulação para substituição de insumos poluentes, utilizando-se instrumentos adequados de monitoramento do processo e rastreabilidade de toda cadeia, desde as áreas de cultivo até a mesa do consumidor.
A Bahia é responsável por 46% da produção nacional e a cultura do mamão é uma das principais atividades da fruticultura baiana, gerando em torno de 30 mil empregos.


Fonte: Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r