Boa noite!
18/12
 

Notícias

Voltar
Segunda-feira, 31 de maio de 2010 - 16h59m

Eventos > Seminário

AM: produção sustentável de alimentos seguros no Amazonas é tema de seminário



Manaus/AM

Garantir a produção de alimentos de boa qualidade e saudáveis evitando que o agricultor, o consumidor e o meio ambiente sejam contaminados por agrotóxicos é um dos principais objetivos que se busca com o sistema de Produção Integrada. Para discutir o que está sendo feito e os desafios para que esse sistema seja adotado mais amplamente no Amazonas, será realizado nos dias 14 e 15 de junho o Seminário Sistemas Agropecuários de Produção Integrada no Amazonas.

O seminário é promovido pela Embrapa Amazônia Ocidental e o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), com apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae-AM. O evento será realizado no auditório da Assembléia Legislativa, na rua Recife, em Manaus.

Produtores rurais, pesquisadores, lideranças institucionais, consumidores, varejistas, atacadistas, estudantes de pós-graduação, profissionais ligados às ciências agrárias e demais interessados em conhecer, adotar, e multiplicar os preceitos dos sistemas agropecuários de Produção Integrada podem se inscrever gratuitamente para participar do evento. As inscrições já podem ser feitas pela internet no site http://www.cpaa.embrapa.br , onde também está disponível a programação.

O pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental, Lucio Pereira Santos, membro da coordenação do seminário, afirma que se quer mostrar aos produtores regionais a importância de implantar a produção integrada e como esse sistema possibilita um diferencial de agregação de valor aos produtos agrícolas possibilitando a conquista de novos mercados, além de oferecer maior proteção ao meio ambiente e à saúde humana. O pesquisador explica que na produção integrada todas as etapas do processo são monitoradas por meio de metodologias, com procedimentos baseados em normas técnicas para garantir produtos seguros, sem contaminação.

No evento serão abordadas experiências com sistemas de Produção Integrada (PI) de abacaxi no Norte e Nordeste; e de citros nos estados da Bahia, São Paulo e Amazonas; PI na agropecuária, além de pesquisas que estão sendo iniciadas com PI de Guaraná e de PI em sistemas agroflorestais, no Amazonas.

Serão apresentadas também informações sobre metodologia para produção integrada, ações de fomento, legislação, aspectos considerados na visão de produtores e consumidores e a certificação de alimentos seguros. “Com o seminário, pretende-se alcançar a sensibilização das autoridades do Amazonas para apoiar as ações que possam viabilizar a implantação deste sistema no Estado, mostrar à sociedade amazonense que iniciativas estão sendo tomadas pela Embrapa, Ministério da Agricultura e demais parceiros no sentido de desenvolver e viabilizar condições para a implantação de uma agricultura pautada em paradigmas mundialmente consolidados e requeridos para se alcançar os mercados internacionais”, afirma Santos.

O pesquisador esclarece que o principal requisito para aderir à produção integrada é que os produtores cumpram as normas técnicas exigidas pelo sistema. Para aqueles que queiram alcançar a certificação de seus produtos, há alternativas para certificação por meio de cooperativas e associações distribuindo os custos entre os participantes ou tendo instituições parceiras que financiem parte do valor, principalmente para pequenos produtores. “Há exemplos em que o Sebrae entrou como parceiro, financiando cerca de 80% dos custos com a certificação”, cita o pesquisador.


SERVIÇO

Evento: Seminário Sistemas Agropecuários de Produção Integrada no Amazonas.
Data: 14 e 15 de junho de 2010
Local: auditório da Assembléia Legislativa do Amazonas (Av. Recife, Parque Dez), Manaus-AM.
A programação completa e as incrições podem ser feitas no site http://www.cpaa.embrapa.br


Fonte: Embrapa Amazônia Ocidental














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r