Boa tarde!
17/08
 

Notícias

Voltar
Segunda-feira, 31 de maio de 2010 - 17h28m

Eventos > Outros

MA: Kátia Abreu inaugura sala do programa Inclusão Digital Rural em Balsas



Balsas/MA

Ovacionada por milhares de produtores rurais, a presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, participou da 9ª edição do Agrobalsas, realizada na fazenda Sol Nascente, em Balsas, sul do Maranhão.

Além de visitar os estandes do evento, entre os quais o da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (Faema) e proferir palestra sobre o tema “Quem é a classe média produtora no Brasil”, ela inaugurou na cidade uma sala de informática no Sindicato Rural de Balsas (Sindibalsas), dentro do programa de Inclusão Digital Rural. Esta iniciativa foi lançada no ano passado pelo Sistema CNA/Senar com o objetivo de capacitar produtores rurais e suas famílias para o uso do computador e das tecnologias da informação nas atividades rurais.

Foram doados 10 computadores para o sindicato. Desta forma, Balsas é o terceiro município do Maranhão a ser beneficiado pelo programa, que já chegou aos municípios de Imperatriz e Grajaú. “Estamos realizando um antigo sonho, pois cada vez mais, o acesso às informações econômicas e agrícolas é feito por meio eletrônico, com o uso de computadores conectados à internet”, afirmou o presidente do Sindibalsas, Antídio Sandri.

Segundo Kátia Abreu, a ideia do programa é instalar telecentros nos Sindicatos Rurais espalhados pelo território nacional com grupos de produtores rurais e colaboradores para receberem conhecimentos por meio de cursos com duração de 20 horas. “A meta do Programa é capacitar 500.000 produtores e trabalhadores rurais em todo o Brasil”, afirmou a presidente da CNA.

Para o presidente da Faema, José Hilton, a eficiência no campo depende de muitos fatores que vão além da aquisição de computadores e acessórios, mas certamente passa pela capacidade de utilizá-los de forma objetiva na busca dos melhores resultados. “Vamos oferecer capacitação para o uso adequado e eficiente das tecnologias da informação”, enfatizou.

Agrobalsas
A 9ª edição do Agrobalsas tem como tema “Agricultura responsável nos cerrados nordestinos, compromisso com o futuro”, abordando pontos como a qualidade da comunicação e difusão das tecnologias, sendo inserida para esta edição a interligação das cadeias agrícolas, pecuária, indústrias e comércio.

Também participaram do evento o vice-presidente da entidade, Raimundo Coelho, o ex-ministro e consultor da CNA, Roberto Brant, pelo secretário de Estado da Agricultura Afonso Ribeiro, pelo deputado federal Pedro Fernandes, além de uma comitiva de presidentes de sindicatos rurais de várias regiões maranhenses e alunos do Programa Empreendedor Rural.

Ainda no Agrobalsas, o consultor de logística e infraestrutura da CNA, Luiz Antônio Fayet, ministrou a palestra “O Corredor Centro Norte”. (Faema)


Fonte: CNA














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r