Boa tarde!
10/12
 

Notícias

Voltar
Segunda-feira, 31 de maio de 2010 - 18h46m

Eventos > Festa

RS: Festa do Milho & Feijão reúne mais de 25 mil pessoas em Candelária



Imagens

Flavio Goulart e Orquestra Jovem na abertura da Festa do Milho & Feijão

Foto: Jô Nunes


Museus atraíram atenção do público

Foto: Jô Nunes


Kleiton e Kledir e Orquestra

Foto: Jô Nunes



Candelária/RS

A comunidade de Candelária e região fizeram da última edição da Festa do Milho & Feijão – promovida pela Souza Cruz, com apoio da Prefeitura de Candelária, Emater-RS, Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e Ministério da Cultura, via Lei Rouanet – um grande sucesso. Durante os dois dias do evento, mais de 25 mil pessoas estiveram conferindo a diversificada programação artística e cultural junto ao Parque de Eventos Itamar Vezentini. “Foi, sem dúvida alguma, uma festa excelente.

Nem mesmo o tempo instável prejudicou o publico, que compareceu à festa e aproveitou todas as suas atrações”, destacou o gerente de Assuntos Corporativos da Souza Cruz, Flávio Goulart. O show de encerramento do evento, com a dupla Kleiton e Kledir, acompanhada pela Orquestra da Ulbra, atraiu mais de 5 mil pessoas.

A programação oficial iniciou no sábado, 29, com a execução do Hino Riograndense pela Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul. Na ocasião, o prefeito de Candelária, Lauro Mainardi, agradeceu à Souza Cruz a escolha do município. Também prestigiaram a solenidade, autoridades locais e regionais, além de centenas de estudantes das escolas do município.

Entre as atrações da tarde, destaque para as Praças de Brinquedos e de Alimentação, Museus de Candelária e de Ciências Naturais (Ulbra), o Centro Cultural do Sesi e a Escola do Chimarrão, além das apresentações artísticas das escolas, junto ao Palco Comunitário. O Concurso de Culinária também atraiu um grande público à Tenda da Emater, quando os jurados elegeram como a melhor receita de 2010 o Pudim de Milho Verde, preparado pela a agricultora Andréa Gass, representante do Grupo de Mulheres Alegria do Saber, da localidade de Linha Alta.


SHOWS

Ainda na tarde de sábado, o humorista Beto Pires foi a atração junto ao Palco Comunitário. À noite, Neto Fagundes, acompanhado da Orquestra Camerata Porto Alegre, também lotou o Palco Principal e emocionou o público com composições como Gauchesco e Brasileiro, música tema do seu primeiro disco. Após a apresentação, a Banda Magia Musical levou a festa até às primeiras horas da manhã.


Pudim de Milho Verde é o grande vencedor do Concurso de Culinária
A receita de Pudim de Milho Verde foi a grande vencedora do Concurso de Culinária, ocorrido na tarde do último sábado, na Festa do Milho & Feijão 2010, junto ao Parque de Eventos Itamar Vezentini, em Candelária. A autora da receita, a agricultora Andréa Gass, representante do Grupo de Mulheres Alegria do Saber, da localidade de Linha Alta, foi premiada com um forno elétrico. “Nos impressionou o aspecto rural das receitas, além do resgate da tradição culinária do interior”, destacou o gerente de Assuntos Corporativos da Souza Cruz e também jurado do Concurso, Flávio Goulart.

Na segunda colocação ficou o Bolinho Frito de Feijão, preparado pela agricultora Simoni de Lima, representante do Grupo Família Unida, da localidade de Rebentona, que recebeu como premiação um forno de micro-ondas. A terceira colocada foi a receita de Bolacha de Milho, preparada pela agricultora Liselote Faber, representante da agroindústria Bolachas Caseiras Girassol, contemplada com uma panificadora. Em quarto lugar, ficou Docinho de Milho Verde, criada por Leoni Stein, representante do Grupo Família Correta, de Linha do Rio. Ela recebeu como prêmio uma batedeira. A quinta colocada foi a receita de Canjiquinha com Feijão, preparada por Claudete Alves Nunes, representante do Grupo Arte Riso, de Vila Fátima, que foi agraciada com um liquidificador.


CRITÉRIOS

Os critérios de seleção das receitas pontuaram pela apresentação do prato, textura, aroma, equilíbrio, sinergia (soma dos ingredientes e agradabilidade ao palato), simplicidade e objetividade, criatividade e sabor. O júri, composto pelo gerente Flávio Goulart, chef Camila Abascal (Restaurante Amélia), nutricionista Luana Vetoretti, nutricionista da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SMED) Patrícia Schaeffer e pela culinarista Gilda Rauber, teve dificuldades para eleger os vencedores. “Todos estavam ótimos e muito criativos”, destacou a culinarista. Após a eleição da receita vencedora, o apresentador do programa Um Gordo na Cozinha (veiculado pela Rede Bandeirantes), chef Zé Luiz, preparou um Risoto de Feijão, especialmente desenvolvido para a Festa do Milho & Feijão 2010.


Museus chamam a atenção de visitantes de festa
Os visitantes da Festa do Milho & Feijão tiveram uma oportunidade de aprendizado diferente, junto ao Museu de Ciências Naturais, da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), e Museu de Candelária, instalados junto ao Parque Itamar Vezentini, nos dois dias do evento. Os espaços atraíram um bom público, formado principalmente por estudantes, professores, pais e avós.

No Museu da Ulbra, os visitantes puderam conhecer a viagem do naturalista britânico Charles Darwin pela América do Sul e aprender mais sobre assuntos de ciências naturais, que apresentaram uma discussão sobre a fauna ameaçada de extinção no Rio Grande do Sul, além de conteúdos de Anatomia Comparada. “Eles permitem compreender a evolução da estrutura dos vertebrados, como sapos, aves, mamíferos e serpentes; animais peçonhentos e insetos que habitam o Estado”, explicou o coordenador do Museu, Alexandre Christoff.

Na sua avaliação, a visitação superou expectativas. “Tivemos a presença de públicos distintos, tanto de professores e estudantes bem como da própria comunidade que veio prestigiar a exposição. A curiosidade trouxe ao Museu desde crianças até avós e a receptividade foi excelente”, comemorou.


PRÉ HISTÓRIA

No mesmo pavilhão onde se instalou o Museu da Ulbra, o Museu de Candelária apresentou aos visitantes da Festa animais extintos no período Triássico, entre 220 a 230 milhões de anos. “O bom fluxo de pessoas aliado à curiosidade trouxe um ótimo público ao Museu”, destacou o curador Carlos Rodrigues. Com nove cenários e mais de uma dezena de animais, os visitantes igualmente puderam conferir a evolução do planeta – e a formação da vida – em um painel interativo. “Não somente as crianças, mas os pais também gostaram muito das exposições”, avaliou ele. “Nestes momentos que temos oportunidade de mostrar à comunidade o trabalho que desenvolvemos no município”, ressaltou ele.


Fonte: Souza Cruz














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r