Bom dia!
11/12
 

Notícias

Voltar
Segunda-feira, 31 de maio de 2010 - 20h00m

Eventos > Outros

CE: “Café Tecnológico” reúne empresas inovadoras no Ceará



Fortaleza/CE

Será na próxima quarta-feira (02), às 8h30, a terceira edição do “Café Tecnológico”, que visa uma maior interação entre instituições incubadoras, empresas incubadas e futuros empreendedores do Ceará. O encontro ocorre na sede da Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza/CE), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Coordenada pela Rede de Incubadoras de Empresas do Ceará (RIC), a iniciativa conta com a participação de diversas empresas e instituições ligadas à inovação e ao empreendedorismo no estado.

Para Genésio Vasconcelos, coordenador regional do programa de incubação de empresas da Embrapa - Proeta -, o evento é de grande importância, pois, devido a seu caráter itinerante em todas as incubadoras da RIC, promove a integração entre as instituições. “Muitas vezes, temos ótimos relacionamentos enquanto membros da rede, mas não conhecemos as ações de cada um”, justifica. Além disso, negócios podem ser gerados entre as empresas incubadas. Vale salientar que esta ação nasceu da própria rede, uma vez que para se atuar em conjunto faz-se necessário o conhecimento da situação atual para sugerir as próximas ações.

A programação conta com a apresentação institucional do chefe-geral da Embrapa Agroindústria Tropical, Vitor Hugo de Oliveira, e a atuação do Proeta. As três empresas que estão sendo incubadas dentro deste programa – Bioclone, Sabor Tropical e CarbonoFixo.Com -também irão mostrar suas linhas de atuação e os resultados já alcançados.
A Bioclone, por exemplo, produz mudas de fruteiras tropicais e de plantas ornamentais e flores tropicais pelo método de micropropagação. 

Na opinião do diretor, Roberto Caracas, “a filosofia de incubação do Proeta oferece vantagens, que vão desde a transferência de tecnologias inovadoras de alto valor agregado, até o apoio na aproximação de órgãos financiadores e fomentadores de recursos subvencionados”. 

Recentemente, teve um projeto aprovado para avançar no desenvolvimento e na produtividade de mudas clonadas, com a utilização de biorreatores. Os recursos são oriundos do Fundo de Inovação Tecnológica (FIT) da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico (Funcap). 

A Sabor Tropical, outra empresa participante do Proeta, desenvolve o aproveitamento do resíduo de extração de suco de caju para obtenção de compostos de alto valor agregado, resultando num corante natural amarelo. O diretor, Fernando Furlani, conta que também recebeu recursos do FIT para finalizar o processo de obtenção e purificação das frações de carotenóides presentes no resíduo do suco de caju, visando a avaliação e a exploração do seu poder corante, antioxidante e pró-vitamínico. 

O empreendedor Ednaldo Vieira do Nascimento vai apresentar a atuação da CarbonoFixo.Com, que produz mudas nativas da Mata Atlântica para a realização de carboneutralização (neutralização da emissão de carbono). 

Durante o Café Tecnológico, será lançado o edital de seleção de emrpeendedores, em parceria entre Intece (Incubadora do Instituto Centec) e Proeta. Este edital é uma oportunidade para empreendedores que queiram iniciar um novo negócio a partir de tecnologias da Embrapa, disponíveis no Proeta. As inscrições estarão abertas até o dia 2 de julho.

Participantes
Participam da reunião a Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), Parque de Desenvolvimento Tecnológico (Padetec), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (Ifec), Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação (Itic), Universidade de Fortaleza (Unifor), Universidade do Estado do Ceará (Uece), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Secretaria de Ciência e Tecnologia do Ceará (Secitece), Banco do Nordeste do Brasil, Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), Fundo Criatec e outras instituições ligadas à inovação e ao empreendedorismo. 


PROGRAMAÇÃO

08:30 
Recepção - Networking - Café da manhã 

09:00 
Abertura do Evento: Dr. Vitor Hugo de Oliveira (Chefe Geral -
Embrapa Agroindústria Tropical) 

09:10 
Palavra Prof. Ary Marques (Presidente da RIC) 

09:20
 Apresentação Proeta - Genésio Vasconcelos (Coordenador Regional do Proeta) 

09:35 
Apresentação Empresa Incubada BioClone - Roberto Caracas 

09:45 
Apresentação Empresa Incubada Sabor Tropical - Fernando Furlani 

09:55
 Apresentação Empresa Incubada CarbonoFixo.Com - Ednaldo Vieira 

10:05 
Perguntas e Respostas 

10:15 
Lançamento do Edital de Seleção de Empreendedores INTECE-Proeta" 


Serviço
Café Tecnológico
Data: 2 de junho de 2010
Horário: 8h30
Local: Embrapa Agroindústria Tropical – Rua Sara Mesquita, 2270 Pici


Fonte: Embrapa Agroindústria Tropical














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r