Boa noite!
15/07
 

Notícias

Voltar
Terça-feira, 01 de junho de 2010 - 14h03m

Eventos > Outros

PA: Emater inaugura sede de escritório regional em Breves



Breves/PA

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) inaugurou, no último sábado (29), um novo escritório regional, em Breves, na ilha do Marajó. O investimento é parte do projeto de expansão dos serviços de assistência técnica. A unidade vai atender a dez municípios da região, que antes eram subordinados ao regional das ilhas.

Além de capacitar os técnicos dos escritórios locais, o supervisor regional, engenheiro agrônomo Marinaldo Gemaque Machado, terá como missão "fortalecer as ações da extensão rural, potencializar as atividades da agricultura familiar, da pesca artesanal, do extrativismo do açaí e promover o desenvolvimento e a geração de emprego e renda".

A cerimônia de inauguração teve a presença do presidente da Emater, Williamson do Brasil de Sousa Lima, do diretor técnico, Raimundo Ribeiro, e de vários representantes do Poder Executivo local e de associações rurais.

"Este é um momento histórico para a agricultura familiar do Pará. Nos últimos anos, mais de 400 técnicos foram contratados por meio de concurso público. Mais de 200 veículos (carros, motos) e voadeiras foram adquiridos. Também houve a aquisição de 250 computadores, 250 GPS e centenas de máquinas agrícolas", destacou o presidente da Emater.

"Para aumentar a capacidade operacional do novo escritório, destacamos a vinda de uma engenheira florestal. Estamos fazendo licitação para a compra de mais um lote de veículos e de outros equipamentos necessários para intensificar os trabalhos da assistência técnica com o homem do campo. Quando terminar o processo licitatório, vamos fazer a compra e distribuir aos escritórios, e Breves será um dos beneficiados", completou.

Segundo a secretária de Agricultura do município, Brenda Félix, existem na região 14 mil ribeirinhos e três mil extrativistas de açaí, mas ela reclama que 90% da produção são comercializados para Belém e para o Estado do Amapá, por meio de atravessadores. "Espero que a partir de agora as coisas melhorem, porque conheço a capacidade da Emater e percebo que ela tem se esforçado para desenvolver a agricultura familiar" ressaltou.

O presidente da Associação dos Moradores da Reserva Extrativista Mapuá (Amorema), Antônio Gonçalves, revelou que espera contar mais uma vez com o apoio da Emater para melhorar a produção de mandioca e de açaí. Ele contou que, ao participar de palestras e cursos ministrados por extensionistas, aprendeu a usar as técnicas corretas sobre o espaçamento na plantação, o que lhe garantiu maior produtividade.

O supervisor se reuniu com os técnicos e chefes dos escritórios que agora compõem o regional, para discutir juntamente com o coordenador de operações da Empresa, Carlos Edilson Santana, as diretrizes de trabalho para os próximos meses. Um dos desafios será o de apoiar e fortalecer as atividades da Empresa em cada município, a fim de estimular a potencialidade agrícola e o desenvolvimento rural sustentável.


Fonte: Governo do Pará














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r