Boa noite!
25/09
 

Notícias

Voltar
Terça-feira, 01 de junho de 2010 - 15h51m

Agricultura > Café

DF: aprovado zoneamento agrícola do café em oito estados



Brasília/DF

As condições mais favoráveis ao plantio de café, safra 2010, para três estados e o Distrito Federal estão expressas nos zoneamentos agrícolas de risco climático publicados hoje (1º) no Diário Oficial da União (DOU). Além do DF, as Portarias de nº 129 a 136 incluem Goiás, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Rondônia e São Paulo. Foram aprovados também estudos para o cacau em Rondônia e arroz de sequeiro na Bahia, por meio das Portarias nº 137 e 138.

O volume e chuvas e a temperatura são os fatores climáticos que mais impactam no desenvolvimento da planta. O intervalo entre 19ºC e 21ºC são os ideais para a cultura, mas o cafeeiro tolera temperaturas de 18ºC a 23ºC. A planta também necessita de umidade adequada durante os períodos de vegetação e frutificação. A falta de chuva pode causar ressecamento dos ramos, morte das raízes e deficiência de nutrientes no cafeeiro.

Os estudos do Ministério da Agricultura indicam ainda os melhores períodos para o plantio do café, que, no caso de Goiás, Distrito Federal e Rondônia vai de 1º de outubro a 31 de dezembro; de 11 de setembro a 20 de novembro, em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; de 11 de setembro a 31 de maio, no Paraná; de 1º de outubro a 31 de janeiro, em São Paulo, e de 1º de novembro a 31 de dezembro, no Espírito Santo.


Fonte: Mapa














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r