Boa noite!
19/07
 

Notícias

Voltar
Terça-feira, 01 de junho de 2010 - 16h30m

Eventos > Outros

RS: Barra do Rio Azul sediará a 36ª edição do Dia do Porco



Barra do Rio Azul/RS

Um dos principais eventos da suinocultura gaúcha está prestes a ser realizado. Chegando na sua 36ª edição, o Dia do Porco deste ano será realizado no município de Barra do Rio Azul. Promovido pela Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs), Município de Barra do Rio Azul e Núcleo de Suinocultores de Barra do Rio Azul, o evento espera receber mais de 700 pessoas.

Visando o planejamento do evento, estiveram reunidos, recentemente, na sede da Acsurs, em Estrela, o Presidente da ACSURS, Valdecir Luis Folador, o Prefeito de Barra do Rio Azul, Ivonei Márcio Caovila, o Chefe do Escritório da Emater/RS-Ascar do município, Jair Francisco Zorzanello, o Presidente do Núcleo de Suinocultores de Barra do Rio Azul, Ari Feranti, além de colaboradores da Acsurs.

Na ocasião, foram discutidas algumas questões a respeito da programação do evento, que será realizado no dia 13 de agosto, no Ginásio Municipal da cidade. Folador expôs à comitiva do município os nomes escolhidos pelo Conselho Administrativo da Acsurs para serem agraciados com o Prêmio Amigo da Suinocultura Gaúcha, que valoriza aqueles que atuam, politicamente, em favor dos suinocultores gaúchos. Além disto, existe a possibilidade de o próprio município premiar alguns nomes que trabalham em prol do desenvolvimento agrícola local.

Em seguida, também foram abordados alguns pontos da logística e programação do evento, que prevê a presença dos candidatos ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul, os quais devem apresentar suas propostas de ações para o agronegócio no Estado.

O evento, que deve ter início às 08h30min e encerramento às 12h45min, oferecerá ao público um almoço à base de carne suína, no qual, segundo os organizadores, deve ser consumida mais de uma tonelada do alimento.

Segundo Jair Zorzanello, o Escritório da Emater/RS-Ascar do município está muito envolvido com a realização do evento, principalmente por se tratar de um encontro de nível estadual. Recentemente, ele e o Prefeito Ivonei Caovila visitaram alguns deputados estaduais, na Assembleia Legislativa, buscando apoio.

Além disso, a atividade suinícola é muito importante para Barra do Rio Azul. “Em 2005, nosso rebanho era de 8 mil cabeças. Hoje, este número pulou para 32 mil, sendo que a produção suinícola teve um incremento de 400% nos últimos cinco anos, e representa uma das mais importantes fontes de retorno de ICMS para o município”, enfatiza Zorzanello.

Já o Prefeito Municipal, Ivonei Márcio Caovila, também desta a importância do setor para a cidade. “Hoje, temos uma população de 2.028 habitantes, sendo que deste total, 60 famílias dependem da atividade. Temos incentivado a suinocultura há quinze anos e é a primeira vez que recebemos um evento deste porte, de nível estadual, em Barra do Rio Azul.

Para Ari Feranti, Presidente do Núcleo de Suinocultores de Barra do Rio Azul desde 2001, os suinocultores do município devem participar em massa do evento. Além disto, Feranti também destaca a atuação em conjunto do Núcleo, escritório da Emater/RS-Ascar local e Prefeitura Municipal, que têm trabalhado para o desenvolvimento do setor na cidade.

Segundo Valdecir Luis Folador, presidente da Acsurs, em 2009 a 36ª edição do Dia do Porco foi suspensa tendo em vista os problemas erroneamente atrelados á gripe H1N1. Além disto, Folador ressalta que o evento já é consagrado em nível estadual, pois valoriza a cadeia produtiva e a atividade, mostrando a importância sócio-econômica do segmento para o Estado. “Não é a toa que chegamos na 36ª edição do Dia do Porco. Isto apenas reforça a pujança e força do setor para o Rio Grande do Sul. Grande parte deste esforço é decorrente do dia-a-dia dos criadores, que trabalham em suas granjas”, enfatiza o dirigente.

Em 2009, segundo dados do Serviço de Inspeção Federal, Barra do Rio Azul produziu 51.412 suínos para abate. Número superior aos 36.717 suínos produzidos em 2008, o que demonstra a crescente evolução do setor e prova que as iniciativas promovidas por diversas entidades no município têm gerado bons frutos.


Fonte: Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs)














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r