Bom dia!
17/12
 

Notícias

Voltar
Terça-feira, 01 de junho de 2010 - 16h58m

Eventos > Outros

PR: plantio de araucárias marca início da Semana do Meio Ambiente no Paraná



Curitiba/PR

O governador Orlando Pessuti, a primeira-dama Regina Pessuti, e o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jorge Augusto Callado Afonso, participaram hoje (01), em Curitiba, do plantio de árvores de araucária com 1,5 metro nos arredores do Palácio das Araucárias (sede do Governo). A ação - realizada com um grupo de escoteiros - representa o início das atividades comemorativas da Semana do Meio Ambiente, que neste ano serão realizadas até o dia 7 de junho em todo o Estado.

“Questão ambiental sempre foi muito importante na minha atuação enquanto cidadão e como parlamentar na Assembleia Legislativa. Agora no governo, estamos procurando firmar mais nossos conceitos e convicções em prol de um meio ambiente apropriado”, declarou Pessuti. Segundo ele, a escolha das mudas de araucária se deve justamente ao nome da sede do Governo do Estado.

O secretário do Meio Ambiente, Jorge Augusto Callado Afonso, disse que o plantio representa o início das atividades de educação ambiental no Paraná. “É o início da semana do meio ambiente e a continuidade das nossas ações ambientais, sempre voltadas à sustentabilidade e à preservação”, enfatizou.

O diretor dos Escoteiros do Paraná, professor Renato Lima, contou que a participação dos escoteiros em ações ambientais é antiga. “Os escoteiros são a primeira organização ecológica do planeta, tendo iniciado em 1.907 um movimento pela proteção da natureza”, relatou. “Então nada mais natural que os escoteiros estarem presentes neste momento em que se planta árvores de araucária, simbolizando a busca da qualidade de vida do povo do Paraná”, ressaltou Renato.


AGENDA INTEGRADA

Uma agenda integrada de atividades começa nesta terça-feira com a Semana do Meio Ambiente. Todos os 399 municípios paranaenses promoverão ações de educação ambiental como plantios, palestras, solturas de peixes e mutirões de limpeza. A agenda integrada é promovida pelo Governo do Estado, Secretaria do Meio Ambiente, IAP, Instituto das Águas do Paraná, Sanepar, Copel, Secretaria da Agricultura e Abastecimento, Emater, Secretaria do Planejamento, Secretaria de Educação, Força Verde, prefeituras e representantes do terceiro setor.

A agenda integrada foi criada para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado todos os anos no dia 5 de junho. As atividades movimentarão as populações locais. Em Ivaiporã, na região norte, haverá plantio de 8 mil mudas nativas nos municípios de Jandaia do Sul, Jardim Alegre e Mauá da Serra. Já em Grandes Rios, na mesma região, acontecerá a 2ª Caminhada Internacional da Natureza (Circuito do Rio Ivaí).

Ainda no Norte, em Diamante do Norte, no dia 9, o Escritório Regional do IAP de Paranavaí realizará o Encontro Regional do Programa Mata Ciliar.

Em outras regiões do Estado os escritórios regionais do IAP e da Secretaria estarão trabalhando juntamente com os municípios com o objetivo de distribuição de mudas para contribuir com os plantios e também com o Programa Mata Ciliar que ultrapassou o número de 100 milhões de mudas plantadas neste ano. Além disso serão realizadas a soltura de peixes e palestras ambientais nas escolas.

A Companhia Paranaense de Saneamento (Sanepar) irá promover diversas ações socioambientais nos municípios que garantem a qualidade de vida aos paranaenses. Intensificará também as ações do Programa Viva a Natureza. Nos municípios estarão sendo realizados atividades nas escolas municipais e estaduais, igrejas e comércio com um trabalho conjunto para conscientização e também reforçando a importância da Coleta Seletiva de Lixo, com palestras, cartazes, panfletos e anúncios de som pelas ruas das cidades.

No município de Guaratuba, por exemplo, as atividades serão realizadas em parceria com a SEMA e IAP e coordenadas pela Faculdade de Guaratuba (Isepe) e pelo Instituto Guaju - Organização Não-Governamental (ONG) que atua em projetos e ações de educação ambiental no município.

O IV Mutirão de Limpeza da Baía de Guaratuba será promovido nesta quarta-feira (2), às 8h30, e envolverá cerca de 300 voluntários e inúmeras embarcações de pescadores artesanais, de pesca esportiva, maricultores e embarcações das marinas do município. Todos os materiais recolhidos serão encaminhados para as cooperativas de catadores de Guaratuba, que fazem a triagem e se necessário encaminham os dejetos aos aterros sanitários.


Fonte: Governo do Paraná














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r