Bom dia!
14/12
 

Notícias

Voltar
Terça-feira, 01 de junho de 2010 - 18h00m

Eventos > Outros

SE: transferência de tecnologia no Agreste sergipano



Itabaiana/SE

A Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento,assinou na sexta-feira (28), convênio com a prefeitura de Itabaiana, no Agreste Central Sergipano, para a execução de trabalhos de transferência de tecnologia na área de agricultura orgânica.

A parceria visa promover um melhoramento da produção agrícola no Município, e tem vigência de três anos. O termo foi assinado pelo chefe geral da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Edson Diogo Tavares, o prefeito de Itabaiana, Luciano Bispo, e o secretário de Agricultura, Valtenis Braga.

O projeto será desenvolvido na Escola Agrícola de Itabaiana e tem como público alvo os estudantes, professores, profissionais de assistência técnica e produtores rurais. A prefeitura se compromete a incentivar e mobilizar o público alvo, fornecer o apoio logístico, material e a área. Já a Embrapa irá disponibilizar pesquisadores e técnicos, promover dias de campo, cursos e palestras referentes ao tema. A Embrapa deverá promover, também, a visão sócio-ambiental e econômica das comunidades envolvidas no decorrer da execução do projeto.

"Esta parceria é importante, já que serve de modelo para outros municípios e as estratégias de transferência vão poder ser utilizadas em outras regiões. Itabaiana é privilegiada, pois é um município que é grande produtor de hortaliças e com um mercado consumidor estabelecido", disse Edson Diogo Tavares.

O secretário Valtenis se disse feliz com a parceria. "Voltamos a firmar parceria e agora para desenvolver pesquisa na Escola Agrícola, com culturas importantes para o município. Essas culturas precisam de pesquisa para a melhoria no sistema de cultivo em Itabaiana", afirmou.

Durante a execução do projeto serão ministrados cursos com os temas Biodiversidade de plantas em sistema de produção orgânica e Nutrição de plantas em sistema de produção orgânica. Também será executada implantação de unidades demonstrativas de mandioca, aipim, batata doce, milho e feijão caupi.


Fonte: Embrapa














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r