Boa tarde!
17/07
 

Notícias

Voltar
Terça-feira, 01 de junho de 2010 - 19h23m

Eventos > Extensão Rural

RS: Extensão Rural completa amanhã 55 anos de atuação no Rio Grande do Sul



Porto Alegre/RS

O calendário do setor produtivo do Rio Grande do Sul marca a presença da Extensão Rural no cotidiano dos agricultores familiares há 55 anos. Em 02 de junho de 1955 nascia, no Rio Grande do Sul, a Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural (Ascar), com o objetivo de promover o desenvolvimento da agricultura e o bem-estar das populações do meio rural.

Em 1977, a Ascar passa a atuar juntamente com a Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS).

As duas Instituições são sociedades civis de direito privado, sem fins lucrativos. Com a denominação conjunta Emater/RS-Ascar, as duas entidades executam, a partir de então, as atividades oficiais de Assistência Técnica e Extensão Rural no Rio Grande do Sul.

A Extensão Rural fincou no solo gaúcho uma trajetória construída pela dedicação de profissionais que colocam em ação as políticas públicas do Governo do Estado. Hoje, a agricultura familiar gaúcha é modelo no país graças ao trabalho desenvolvido pela Emater/RS-Ascar. Ao longo desse tempo, incorporou novos valores e conceitos modernos exigidos pelo agronegócio.

A Instituição atende às demandas diárias do público, formado por agricultores familiares, quilombolas, pescadores artesanais, indígenas, assentados, um contingente superior a 280 mil famílias de assistidos. É no coração de 492 municípios que pulsa a atuação transversal do Serviço de Extensão Rural em parceria com o Governo do Estado, revigorada pelo convênio com as prefeituras, fertilizando o desenvolvimento socioeconômico e cultural do Rio Grande do Sul.

“A Extensão Rural chega com essa história graças às parcerias com o Governo do Estado, prefeituras, cooperativas, federações e outras entidades que nos acompanham no trabalho junto aos agricultores familiares. Parabenizamos, principalmente, nossos técnicos de campo que estão dia a dia ao lado dos agricultores, levando assistência técnica às famílias rurais gaúchas. Na verdade, esses 55 anos se devem ao trabalho desses técnicos, que vestem a camisa da Extensão Rural”, destacou o diretor administrativo da Emater/RS-Ascar, Cilon Fialho da Silva.

A Ascar e a Emater/RS prestam, juntas, assistência técnica e extensão rural aos assistidos, sempre honrando com a missão da Instituição, de ajudar a plantar um futuro melhor para quem produz e gera alimentos.

Mantenedora de uma grande estrutura de capacitação rural, com 10 Centros de Treinamentos, a Extensão Rural assume a responsabilidade em orientar o uso de tecnologias nas mais diversas áreas, quer na área de saneamento básico ou ambiental, quer para melhorar o desempenho de lavouras.

Porta-voz da integração do jovem no meio rural e agente transformador da informação, repassa conhecimentos e experiências por meio de mais metodologias participativas e eventos diários que promove diariamente na geografia gaúcha ou através de programas em rádios e tevês e publicações.

A Emater/RS-Ascar pensa em desenvolvimento sustentável na perspectiva da cidadania, sem desconsiderar a necessidade de resgatar a autoestima da população. E seus funcionários entendem que é na conquista do respeito próprio e na valorização das famílias rurais que homens, mulheres, jovens e idosos descobrem possibilidades coletivas de trabalho permanente por uma vida melhor, com mais qualidade de vida e fraternidade.


Fonte: Emater/RS














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r