Boa tarde!
17/08
 

Notícias

Voltar
Quarta-feira, 02 de junho de 2010 - 07h30m

Agronegócio > Exportação

DF: agrícolas mantêm avanço nas exportações



Brasília/DF

As exportações agropecuárias mantêm a sustentação da balança comercial do Brasil. Além da evolução no volume exportado, algumas das principais commodities estão com preços superiores aos de há um ano.

As exportações de soja, produto que lidera as receitas no setor agrícola, somaram 5,7 milhões de toneladas em maio, 12% a mais do que em igual período de 2009.

A alta nas exportações foi possível porque o país acabou de colher uma safra recorde. Nesse caso, o volume médio exportado aumentou, mas o valor recebido não.

Os dados do Ministério do Desenvolvimento indicaram US$ 367 por tonelada em maio-mesmo valor de 2009.

Não é o que ocorre com as carnes "in natura" bovina, suína e de frango. Além de alta de 9% no volume de maio, em relação ao mesmo mês do ano anterior, as receitas cresceram 28% no período.

O maior destaque ficou para as carnes bovinas, que tiveram aumento de 20% no volume enviado para fora e alta de 27% nos preços médios. A tonelada esteve a US$ 3.970 no mês passado.

O açúcar, um dos principais produtos da pauta de exportação, mantém evolução no volume exportado, mas os preços já começam a recuar. O mercado, que chegou a praticar 30 centavos de dólar por libra-peso, já negocia o produto por valor inferior a 15 centavos em Nova York.

Algodão, milho e álcool foram destaques nas quedas. Tiveram recuos próximos de 70% no volume exportado em maio em relação a 2009.

Mauro Zafalon


Fonte: Folha de São Paulo














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r