Boa tarde!
17/08
 

Notícias

Voltar
Quarta-feira, 02 de junho de 2010 - 19h27m

Eventos > Reunião

SE: Rede de Piscicultura Marinha dá início ao projeto Bijupirá



Aracaju/SE

Integrantes da Rede de Piscicultura Marinha (Repimar) se reuniram em Aracaju na segunda-feira(31) e terça-feira(01), para dar início às ações do projeto ‘Desenvolvimento de tecnologias sustentáveis na criação de bijupirá (cação de escamas) no Brasil’. O encontro teve a participação de pesquisadores da Embrapa, universidades, setor produtivo e Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA).

O projeto é liderado pelo pesquisador Carlos Alberto da Silva, da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE).Com R$ 700 mil em recursos já aprovados, a iniciativa vai congregar, em rede, toda a expertise em piscicultura marinha da Embrapa, universidades e institutos de pesquisa de todas as regiões brasileiras, além de parceiros internacionais. Entre as linhas de ação estão conservação de recursos genéticos, nutrição, sanidade, sistemas de produção e processamento agroindustrial.

Os recursos garantidos até o momento são do MPA e MCT/CNPq, além do Plano de Fortalecimento e Crescimento da Embrapa (PAC Embrapa). O ciclo do projeto será de três anos, com encerramento das atividades e avaliação final em 2012.

“Essa iniciativa traz a possibilidade de grande desenvolvimento da piscicultura marinha no Nordeste e nas demais regiões, especialmente do bijupirá e outras espécies de grande potencial econômico, como o robalo, a carapeba e a cioba [vermelha]”, disse Carlos Alberto, pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Nos dois dias de reunião, foram definidos cronogramas e ações em cada componente do projeto, novos membros e parceiros que integrarão a rede e o calendário de eventos e encontros para acompanhamento das ações e avaliação dos resultados.

Tecnologias
O encontro serviu, ainda, para que dirigentes de empresas de maricultura que atuam na produção de bijupirá na Bahia e Pernambuco, como Bahia Pesca e Aqualíder, pudessem apresentar suas demandas por tecnologias que o projeto pode gerar. Aspectos como desenvolvimento de rações adequadas, sistemas de recirculação de água, despesca com baixos níveis de mortalidade e equipamentos tecnológicos para o monitoramento das fazendas marinhas estão entre as demandas mais importantes.

Para o produtor Manoel Brennand, que mantém criação em jaulas a 11 quilômetros da costa de Recife, PE, o apoio do MPA, da Embrapa e das universidades públicas para desenvolver tecnologias será fundamental para o fortalecimento do setor. “O Governo Federal dá um passo à frente e consolida esta parceria para realizar pesquisas pelas quais teríamos de pagar milhões, o que inviabilizaria a atividade. Essa aproximação entre governo, setor produtivo e academia trará benefícios para todos”, disse.

A Repimar atua, ainda, em dois outros projetos aprovados no edital de piscicultura marinha do CNPq, que criaram duas subredes de pesquisa coordenadas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e pela Universidade Federal do Rio Grande (Furg). Nesses projetos, qie têm recursos de quase R$ 2 milhões, há planos de ação liderados pelos pesquisadores da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Paulo Carneiro – recursos genéticos, Carlos Alberto – boas práticas de manejo e Manuel Cuenca – estudos de mercado, além de outras Unidades da Embrapa.

Além da Furg e Ufrpe, participam da rede a USP, Ufsc, Ufrn, Ufba, Ufrj, Ufpe, Ufrb (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia), Ufla (Universidade Federal de Lavras) a UPV (Universidad Politécnica de Valencia), da Espanha, o Instituto de Pesca de São Paulo, o Instituto de Oceanografia e a Fiperj (Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro).

As pesquisadoras Fabíola Fogaça e Alitiene Pereira, da Embrapa Meio Norte (Teresina, PI), também participaram da reunião técnica. Elas atuarão como líderes em planos de ação do projeto.


Fonte: Embrapa Tabuleiros Costeiros














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r