Boa noite!
19/07
 

Notícias

Voltar
Quinta-feira, 03 de junho de 2010 - 07h09m

Política Agrícola > Exportação

DF: Rússia amplia cota de aves ao Brasil



Brasília/DF

A Rússia abriu uma nova cota de seu mercado de carne de frango a países exportadores. A decisão representa uma fatia de 150 mil toneladas a mais e favorece diretamente o Brasil. A decisão do governo russo é resultado de embargo imposto aos Estados Unidos devido a problemas envolvendo o uso de cloro na assepsia dos animais. Com a suspensão das negociações, a Rússia viu-se obrigada a ampliar a cota para "outros países".

Embora seja temporária, a medida permite que o Brasil, que atualmente tem cota de 35,7 mil t, possa almejar as 185,7 mil toneladas por ano. Enquanto Rússia e Estados Unidos não chegam a um acordo, os importadores estão autorizados a entrar com pedido de substituição e adquirir 150 mil t de outras fontes, o equivalente a 1/4 da cota norte-americana.

Apesar do ganho na margem brasileira, os exportadores querem mais. "Nossa expectativa é aumentar ainda mais isso", salientou o secretário de relações institucionais do Ministério da Agricultura, Célio Porto. Para ele, a medida é positiva porque vai de encontro à proposta brasileira de que as exportações para o país não sejam determinadas por cotas relacionadas a origem dos produtos. Porto salienta que há negociação para que o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, vá à Rússia buscar fixação dessa cota e liberação do embargo a frigoríficos.

A carne de frango é a que tem acesso ao menor volume de cotas entre as exportações do Brasil para a Rússia. A suína tem acesso à 40% e a bovina a 85%. "O frango é o pior caso, pois o acesso corresponde a 5% do total", avaliou. O presidente da Abef, Francisco Turra, destacou que o Brasil vende em torno de 80% do total. Ele acredita que, com a medida, será possível compensar recentes reduções de 15% nos embarques à UE. "Seria quase um novo mercado. Maior do que muitos dos 150 que atendemos", pontuou o diretor da Abef, Ricardo Santin.


Fonte: Correio do Povo














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r