Bom dia!
17/12
 

Notícias

Voltar
Sexta-feira, 04 de junho de 2010 - 10h19m

Agricultura > Soja

DF: Dia de Campo na TV exibe o manejo da ferrugem da soja



Brasília/DF

O tema principal do Dia de Campo na TV é "Nova cultivar de soja facilita manejo da ferrugem". O programa vai ao ar na sexta-feira(4), pelo Canal Rural (NET/SKY) a partir das 9h30 (com reprise às 15h30) e no domingo, 6, às 8h pela NBR (TV do Governo Federal, captada por cabo ou por parabólica).


A ferrugem asiática figura como a principal doença da soja. Quando infectada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi, causador da doença, a soja tem desfolha precoce, o que pode reduzir a produtividade. As diversas formas de manejo da doença serão debatidas pelos pesquisadores no programa.

De acordo com o Consórcio Antiferrugem, rede formada por especialistas que monitora a doença, a ferrugem provocou prejuízos de US$ 13,4 bilhões ao Brasil, nos últimos nove anos, somando as perdas de produção e os custos com o controle químico.

A utilização de fungicidas ainda é o principal método para o controle da ferrugem da soja. Por isso, é um desafio para a pesquisa o desenvolvimento de cultivares resistentes à ferrugem, o que pode melhorar a eficiência no controle da doença. Em 2009, a Embrapa e seus parceiros apresentaram a BRSGO 7560, que por apresentar gene de resistência à doença, pode ser usada no manejo da ferrugem.

Para minimizar o impacto da ferrugem, existem ainda algumas outras medidas adotadas. Uma importante estratégia utilizada para reduzir a sobrevivência do fungo na entressafra é o vazio sanitário - período que varia de 60 a 90 dias sem o cultivo de soja. Além disso, o vazio preconiza a eliminação de toda a soja voluntária que são as plantas originárias dos grãos caídos no solo durante a colheita.

O Dia de Campo na TV sobre "Nova cultivar de soja facilita manejo da ferrugem" tem a produção da Embrapa Soja (Londrina - PR) e Embrapa Informação Tecnológica (Brasília - DF), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.


Como sintonizar o programa:
Canal Rural (Net / Sky/ Parabólica) – sexta-feira a partir das 9h30
NBR(TV do Governo Federal) - Domingo às 8h (Saiba como acessar )
TV Sete Lagoas /MG (canal 13) às quintas-feiras - 22h
TV Itararé Campina Grande/PB aos sábados - 8h
Para aqueles que não puderem assistir ao programa, a Embrapa Informação Tecnológica comercializa cópias em DVD que podem ser adquiridas pelos telefones (61) 3448-4236 / 3340-9999 ou pela Livraria Embrapa – http://www.embrapa.br/liv. A matéria principal do programa pode ser vista também no site http://www.embrapa.br/diacampo. Nesta página você acessa a grade completa da programação, além de reportagens dos anos anteriores.


Fonte: Embrapa














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r